F1: Villeneuve elogia “movimento inteligente” da Ferrari para 2025

O ex-piloto e campeão de 1997 na Fórmula 1, Jacques Villeneuve, acredita que a Ferrari tenha sido ‘sagaz’ ao renovar o contrato de Charles Leclerc antes de anunciar a contratação de Lewis Hamilton para 2025.

A Scuderia oficializou na semana passada a chegada do heptacampeão na equipe a partir da temporada 2025. Antes disso, porém, a equipe italiana já havia garantido a permanência de Leclerc a longo prazo.

Hamilton substituirá Carlos Sainz a partir do próximo ano, formando uma dupla com um grande potencial. Villeneuve acredita que Leclerc deve encarar isso como uma oportunidade única de se testar contra o melhor, e também elogiou a estratégia da Ferrari.

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, já afirmou também, ter sido surpreendido pelo timing da decisão, sugerindo que Leclerc poderia ter sido uma opção viável para sua equipe.

Perguntado pelo La Gazzetta dello Sport se Leclerc deveria se preocupar com a chegada de Hamilton, Villeneuve afirmou: “Por que ele deveria? Hamilton é o piloto mais bem-sucedido da história da F1, mas antes de contratá-lo, a Ferrari deu a Leclerc um contrato longo para mantê-lo tranquilo. Uma jogada inteligente, que agora fica ainda mais clara.”

Hamilton possui o recorde de vitórias na F1, mas não conseguiu mais nenhuma desde dezembro de 2021, devido às dificuldades da Mercedes com o novo regulamento aerodinâmico. Com a mudança para a Ferrari, Villeneuve espera que o britânico reencontre sua forma ‘formidável’, e acredita em uma grande rivalidade interna com Leclerc.

“Será interessante ver a tensão se formando logo de cara em Maranello”, afirmou o canadense. “Dois grupos poderão surgir, como já aconteceu antes. Mas também será divertido. Se vermos o Lewis dos grandes dias novamente, será empolgante, principalmente porque ele não tem nada a perder. E encerrar a carreira em grande estilo na Ferrari é o sonho de qualquer piloto”, concluiu Villeneuve.