Jacques Villeneuve, ex-piloto de Fórmula 1 e campeão em 1997, elogiou Adrian Newey, reconhecido como um dos melhores, senão o melhor projetista de todos os tempos na F1. Atualmente na Red Bull Racing, Newey já colecionou sucessos com outras equipes. Villeneuve, que correu com um carro projetado por Newey na Williams em 1997, falou ao Si.com, sobre a genialidade do britânico.
Antes da Red Bull, Newey passou por March/Leyton House Racing, Williams e McLaren. Suas conquistas mais expressivas foram com as duas últimas. Na Williams, foram quatro campeonatos de pilotos, e na McLaren, dois títulos com Mika Hakkinen.
“Ele era incrível porque sempre consegue visualizar o carro, o fluxo de ar. Ele se preocupa com isso, mas também se preocupa com o piloto. Sabe que não é um computador pilotando, nem um robô. Mesmo que os dados indiquem uma velocidade possível, talvez o piloto não consiga extraí-la porque o carro não é natural”, afirmou o canadense.
Villeneuve continuou: “Ele consegue aceitar isso e trabalhar em conjunto com o piloto. É por isso que ele projetou tantos carros fantásticos. É definitivamente o melhor e sempre foi capaz de se reinventar. Vimos isso porque ele projetou o carro de 1997 baseado no de 1996, mas no final da temporada já estava baseado no que eu passava para ele, pois seria o piloto no ano seguinte. Quando ele saiu, sentimos a diferença. No meio da temporada seguinte, não estávamos em lugar nenhum. Levou tempo para os novos envolvidos engrenarem. É difícil superar essa combinação de Adrian Newey”, concluiu o ex-piloto.