F1: Verstappen vence Sprint dos Estados Unidos; Hamilton é P2 e diminui vantagem de Perez

Max Verstappen venceu a corrida Sprint válida pelo Grande Prêmio dos Estados Unidos, realizado neste sábado (21) no Circuito das Américas, em Austin. A vitória rendeu mais oito pontos para o piloto da Red Bull, que já garantiu o tricampeonato no Japão.

Lewis Hamilton, da Mercedes, fez uma boa largada e ganhou a segunda posição de Charles Leclerc na curva 2, terminando na segunda posição. O piloto da Ferrari completou os três primeiros. Com a P2, Hamilton diminuiu a vantagem de Perez em três pontos na disputa pelo vice-campeonato.

Na classificação Sprint, Max Verstappen conquistou a pole position para a corrida Sprint do Grande Prêmio dos Estados Unidos, marcando 1:34.538s. Charles Leclerc, que garantiu a pole na corrida de domingo, ficou em segundo lugar, seguido por Lewis Hamilton e Lando Norris na terceira e quarta posições, formando uma segunda fila britânica.

Oscar Piastri e Carlos Sainz partiram da terceira fila. Sergio Perez e George Russell compõem a quarta fila. Os dez primeiros que pontuam na corrida Sprint ainda incluíam Alexander Albon e Pierre Gasly.

A corrida
Sainz foi o único a optar pelos pneus macios, ao contrário dos médios do restante do grid.

Hamilton aproveitou a tentativa de Leclerc sobre Verstappen e passou o piloto da Ferrari. Sainz ganhou duas posições, de Norris e Piastri, e era o quarto colocado no fim da volta 1.

Russell ganhou três posições e subiu para a P8 na largada, o piloto da Mercedes foi quem mais progrediu no grid.

Perez foi outro a superar os McLaren no começo da corrida. Primeiro Piastri, depois Norris. No fim da volta três, o mexicano era o sexto colocado.

Piastri parecia não ter o mesmo ritmo dos rivais e continuava a perder posições. Depois de Perez, foi a vez de Russell, Gasly e Albon. Deu pra ver um toque entre o australiano e Sainz ainda na largada.

Lá na frente, Hamilton se aproximava perigosamente de Verstappen na briga pela liderança. Apesar da tentativa, Hamilton não conseguia ficar menos de um segundo atrás do piloto da Red Bull para usar o DRS.

Russell foi penalizado em cinco segundos por obter vantagem ao ultrapassar Piastri.

Hamilton não conseguia manter o mesmo ritmo de Verstappen e, na volta 8, mais de dois segundos separavam a dupla protagonista de 2021.

Na volta 10, Norris ultrapassou Sainz e assumiu a quarta posição. O espanhol, que largou de macios, não tinha o ritmo do seu companheiro de equipe Leclerc e Perez se aproximava para superar o piloto da Ferrari.

Um giro depois, Perez usou o DRS e assumiu a quinta posição. A essa altura, a vantagem de Verstappen para Hamilton era de quatro segundos. Outros quatro separavam Hamilton do P3 Leclerc.

Russell fez sua quinta ultrapassagem do dia para assumir a P6 de Sainz. O espanhol deu o troco na curva seguinte e reassumiu a posição.

Na volta 16, Stroll foi o primeiro piloto a abandonar a corrida. Russell cruzou a linha de chegada na sétima posição, mas a perdeu para Gasly depois que a penalidade foi aplicada.

Verstappen venceu a Sprint válida pelo GP dos Estados Unidos, seguido por Hamilton e Leclerc na P2 e P3, respectivamente.

Norris e Perez completaram os cinco primeiros, seguidos por Sainz, Gasly e Russell completando os oito primeiros que pontuam na Sprint.

Confira o resultado da Sprint do GP dos Estados Unidos:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Lewis Hamilton (Mercedes)
3) Charles Leclerc (Ferrari)
4) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
5) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
6) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
7) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
8) George Russell (Mercedes)
9) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
10) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
11) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
12) Daniel Ricciardo (AlphaTauri/Honda RBPT)
13) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
14) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
15) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
16) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
17) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
18) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
19) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
DNF) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)