F1: Verstappen vence Sprint do GP de Miami; Sainz fica atrás de Ricciardo

Max Verstappen venceu a corrida Sprint válida pelo Grande Prêmio de Miami, sexta etapa da temporada 2024 da Fórmula 1. É o segundo fim de semana neste formato do ano, o segundo com vitória do holandês – no total, são nove vitórias de Verstappen nas sprints. Charles Leclerc, da Ferrari, manteve a sua posição de largada e cruzou a linha de chegada pouco menos de três segundos atrás do tricampeão. Sergio Perez, companheiro de equipe de Verstappen na Red Bull, chegou a ser ultrapassdo por Daniel Ricciardo na largada, mas recuperou a posição e terminou em terceiro.

Ricciardo fez uma excelente corrida e segurou Carlos Sainz para terminar na quarta posição. Sainz foi o quinto.

A corrida
Verstappen largou bem e mantevea P1, pressionando Leclec para fora da pista. Na manobra, Perez acabou perdendo espaço e também a terceira posição para Ricciardo.

Alonso e Stroll se tocaram na primeira curva, depois que o espanhol acertou em cheio seu companheiro de equipe. Hamilton mergulhou por dentro de Alonso e o espanhol espalhou para cima do Stroll. Com o incidente, o canadense acertou Norris que acabou parado na área de escape. O safety car entrou na pista, enquanto os pilotos eram obrigados a passar pelo pitlane para retirada do MCL-38 de Norris. Stroll também abandonou a corrida. Os comissários entenderam que tudo foi ‘incidente de corrida’.

Na volta 4, o safety car entrou nos boxes e a corrida recomeçou. Verstappen, Leclerc, Ricciardo, Perez e Sainz eram os cinco primeiros, respectivamente. No fim da volta, Verstappen já tinha mais de um segundo de vantagem para o P2 Leclerc, impedindo que o piloto da Ferrari usasse o DRS, que foi liberado para uso uma volta depois.

Perez passou Ricciardo e assumiu a terceira posição. O próximo era Sainz, que pressionava o australiano e aproveitou a grande reta de Miami para colar no piloto da RB.

O mexicano da Red Bull não conseguiu abrir vantagem para Ricciardo, que permanecia na zona de DRS. Com isso, um trenzinho se formou atrás do australiano. Piastri, Hulkenberg, Magnussen, Hamilton, Tsunoda… A maioria deles separados por menos de um segundo. Como todos tinham a possibilidade de usar o DRS, ninguém conseguiu ultrapassar.

Na volta 8, Hamilton tentou por fora de Magnussen, mas teve que recolher para evitar o toque. A pouca velocidade de reta da Mercedes impedia o heptacampeão de atacar. Nas curvas, Hamilton se aproximava, mas nas retas a Haas abria vantagem. Na volta 11, Hamilton passou Magnussen, que foi por fora da pista para retomar a posição. Como resultado, Magnussen foi penalizado em 10 segundos.

Sainz também não conseguiu ultrapassar Ricciardo. Sainz tentou algumas vezes, mas sem sucesso.

Na volta 14, Verstappen tinha 1,7s de vantagem para o P2 Leclerc. Perez estava 2,3s atrás do monegasco, enquanto Ricciardo estava mais 6,2s atrás na P4.

Hamilton tentou novamente ultrapassar Magnussen, mas ambos foram para fora da pista e Tsunoda conseguiu ultrapassar o piloto da Mercedes. Uma volta depois, na 15, Hamilton e Tsunoda passaram por Magnussen. Magnussen recebeu uma bandeira preta e mais 10 segundos de penalidade, totalizando 20 na sua conta. No fim, Magnussen recebeu três penalidades de 10 segundos por sair da pista e levar vantagem, e cinco de track limits.

Na última volta, Hamilton ultrapassou Tsunoda para terminar na P8. Apesar disso, o britânico estava sob investigação por infringir as regras do safety car. Os comissários decidiram por um ‘drive-trhough’, convertido em 20 segundos no tempo total. Com a penalidade, Hamilton caiu para a P16.

Confira o resultado da corrida Sprint válida pelo GP de Miami de F1:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Charles Leclerc (Ferrari)
3) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
4) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT)
5) Carlos Sainz (Ferrari)
6) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
7) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
8) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
9) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
10) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
11) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
12) George Russell (Mercedes)
13) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
14) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
15) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
16) Lewis Hamilton (Mercedes)
17) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
18) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
OUT) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
OUT) Lando Norris (McLaren/Mercedes)