F1: Verstappen vence o GP dos Estados Unidos; Hamilton e Leclerc são desclassificados

Max Verstappen, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio dos Estados Unidos, realizado no Circuito das Américas, em Austin. A 18ª etapa da temporada foi disputada em formato Sprint e viu o tricampeão triunfar na corrida rápida do sábado e na principal deste domingo (22). Foi a vitória de número 50 da carreira do tricampeão mundial.

Lewis Hamilton, da Mercedes, largou em terceiro, mas conseguiu superar Lando Norris nos estágios finais das 56 voltas para assegurar a segunda posição. Norris completou o pódio para a McLaren. Com a P2, Hamilton somou 18 pontos e diminuiu a vantagem de Sergio Perez, quinto colocado no COTA, para apenas 19 pontos, na briga pela vice-liderança do mundial.

Carlos Sainz, da Ferrari, terminou na quarta posição, à frente de Perez. O pole position Charles Leclerc foi apenas o sexto colocado, depois de ser frustrado por uma estratégia ruim da Ferrari.

George Russell, da Mercedes, foi o sétimo colocado, enquanto Pierre Gasly (Alpine), Lance Stroll (Aston Martin) e Yuki Tsunoda (AlphaTauri) completaram os 10 primeiros.

No entanto, cerca de quatro horas depois da bandeira quadriculada e depois de terem sido pegos com a altura da prancha de madeira que fica abaixo do carro com a altura irregular, Hamilton e Leclerc foram desclassificados do GP dos EUA por terem quebrado o Artigo 3.5.9 e) do Regulamento Técnico da Fórmula 1.

A corrida
Norris largou muito bem e assumiu a liderança da corrida na primeira curva. Hamilton perdeu a terceira posição para Sainz e chegou a ser ameaçado por Verstappen, mas manteve a P4.

Piastri foi quem mais ganhou posições na largada. Foram quatro antes mesmo do fim da primeira volta. O australiano subiu para a P6 e tentou ultrapassar Verstappen, sem sucesso.

Sainz tentou passar seu companheiro de equipe Leclerc na volta 2, mas não conseguiu completar a manobra. Pouco depois, o espanhol reclamou que estava perdendo muito tempo atrás do monegasco.

Uma volta depois, Hamilton abriu a asa e retomou a terceira posição de Sainz. Na volta 5, foi a vez de Verstappen superar o piloto da Ferrari.

Na volta 6, Norris tinha três segundos de vantagem para o P2 Leclerc, enquanto Hamilton se aproximava rapidamente do SF-23 do monegasco. Com o DRS aberto, o piloto da Mercedes não teve problemas para assumir a segunda posição. Neste momento, Norris tinha 3.3s de vantagem para Hamilton.

Ocon abandonou a corrida no fim da volta 6, depois de problemas de aquecimento do seu Alpine.

Verstappen também tirava a vantagem de Leclerc volta após volta – uma média de meio segundo por giro.

Hamilton tinha dificuldades para se aproximar de Norris, mas o mesmo não se aplicava para Verstappen, que rapidamente colou no Leclerc.

Piastri teve problemas com seu MCL60 na volta 10 e abandonou a corrida.

Um giro depois, na volta 11, Verstappen foi para cima de Leclerc e assumiu a terceira posição. Verstappen foi o primeiro do pelotão da frente a fazer sua parada, na volta 17. O tricampeão voltou na P9.

Norris e Sainz pararam uma volta depois. O piloto da McLaren voltou à frente de Verstappen.

Hamilton, que herdou a liderança, foi aos boxes no fim da volta 20. Ele voltou com pneus duros atrás de Verstappen. Norris também optou pelos compostos duros no seu segundo stint.

Leclerc e Russell ficaram na pista, assim como Perez. Todos eles com compostos médios.

Russell foi aos boxes na volta 22 e voltou à pista na P8 com pneus duros.

Quando Leclerc parou, Norris voltou a liderança da corrida, seguido de perto por Verstappen. Hamilton era o terceiro, mas sete segundos atrás do piloto da Red Bull.

Na volta 28, Verstappen aproveitou o DRS e assumiu a liderança da corrida. Norris tentou dar o troco, mas não teve sucesso. Hamilton diminuía a vantagem dos líderes, que era de cinco segundos.

Norris, com pneus duros, não deixava Verstappen abrir lá na frente. Depois de algumas voltas, apenas um segundo separava a dupla. Hamilton estava mais três segundos atrás do piloto da McLaren.

A Ferrari estava na P4 com Sainz e P6 com Leclerc, mas em estratégias diferentes. Leclerc com os compostos duros não pararia mais, enquanto Sainz ainda precisaria fazer mais uma parada.

Na volta 35, Norris fez sua segunda parada e voltou na sexta posição, à frente de Russell. Verstappen parou uma volta depois e retornou na quarta colocação, ambos com pneus duros.

Hamilton fez sua segunda parada na volta 38 e voltou com pneus médios na quarta posição, cinco segundos atrás de Norris. Com isso, Verstappen assumiu a liderança da corrida.

Não demorou para Hamilton superar Leclerc, na volta 43. O britânico tinha pneus médios contra os duros do seu compatriota da McLaren. Apenas 3.5s separaram o piloto da Mercedes de Norris. Verstappen tinha três segundos de vantagem para Norris e seis para Hamilton.

Na volta 49, Hamilton partiu para cima de Norris na disputa pela segunda posição no pódio. Norris vendeu caro, mas o heptacampeão conseguiu a ultrapassagem. Para chegar em Verstappen ainda faltavam cinco segundos e seis voltas para o fim da corrida.

Verstappen, que alegou problemas de freios nas últimas voltas, venceu o GP dos Estados Unidos. Hamilton bem que tentou e cruzou a linha de chegada pouco mais de dois segundos atrás do holandês. Norris foi o terceiro. Sainz e Perez compleraram os cinco primeiros, respectivamente.

A Fórmula 1 retorna na próxima semana com o Grande Prêmio do México, 19ª etapa da temporada 2023, que chega em seus momentos finais.

Confira o resultado do GP dos Estados Unidos de F1:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
3) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
4) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
5) George Russell (Mercedes)
6) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
7) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
8) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
9) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
10) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
11) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
12) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
13) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
14) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
15) Daniel Ricciardo (AlphaTauri/Honda RBPT)
DNF) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
DNF) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
DNF) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
DSQ) Lewis Hamilton (Mercedes)
DSQ) Charles Leclerc (Ferrari)