F1: Verstappen vence GP de São Paulo marcado por recorde de público em Interlagos

Max Verstappen, piloto da Red Bull, venceu o Grande Prêmio de São Paulo, realizado neste domingo (5) em Interlagos. Foi a vitória número 52 da carreira do holandês, a 17 (de 20 disputadas) desta temporada. Lando Norris, da McLaren, em segundo e Fernando Alonso, da Aston Martin, em terceiro, completaram o pódio brasileiro.

Sergio Perez e Lance Stroll completaram os cinco primeiros. Norris levou o ponto extra pela melhor volta da corrida. Com a P4, Perez foi a 256 pontos e abriu 32 pontos de vantagem para Lewis Hamilton na briga pelo vice-campeonato.

A corrida foi marcada pelo recorde de público em Interlagos que recebeu 267 mil pessoas durante os três dias de evento – superando os 253 mil de 2022.

A largada reservou o momento de maior emoção das 71 voltas do Grande Prêmio. Alexander Albon e Kevin Magnussen se evolveram em um acidente antes mesmo da primeira curva, resultando em uma interrupção com bandeira vermelha.

Charles Leclerc nem chegou a largar. O piloto da Ferrari teve problemas na volta de apresentação e bateu nas proteções na Laranjinha. Guanyu Zhou, Valtteri Bottas e George Russell também não completaram a corrida.

Carlos Sainz, da Ferrari, foi o sexto colocado à frente de Pierre Gasly, da Alpine. Hamilton (Mercedes), Yuki Tsunoda (AlphaTauri) e Esteban Ocon (Alpine) completaram a zona de pontuação, respectivamente.

A corrida
Leclerc nem largou. O piloto da Ferrari, que partiria da segunda posição, teve problemas hidráulicos e rodou no Laranjinha, abandonando a corrida antes mesmo do seu início.

A largada valeu o ingresso. Verstappen manteve a liderança, Norris foi impecável para assumir a P2 e o mesmo dá para dizer de Hamilton, que surgiu como terceiro colocado depois no Esse do Senna.

Na parte de trás do grid, uma palavra define a largada em São Paulo: confusão. Albon colocou por na reta principal, emparelhando com Magnussen e Hulkenberg, a dupla da Haas. Um toque entre Hulkenberg e Albon empurrou o tailandês para o muro que acabou tocando em Magnussen – o último bateu em Piastri e trouxe danos ao MCL60 do australiano. Ambos bateram forte nas proteções e o pneu do VF-23 de Magnussen foi para o meio da pista. Hulkenberg atropelou o pneu que foi lançado ao ar, atingindo a asa traseira do AT03 de Ricciardo.

Primeiro, o safety car foi à pista, antes da bandeira vermelha interromper a corrida. Como resultado, Albon e Magnussen abandonaram o Grande Prêmio devido aos danos. Piastri e Ricciardo conseguiram reparar os carros e poderiam relargar do pit lane.

A relargada aconteceu parada. Verstappen manteve a P1, seguido por Norris. Hamilton tentou ultrapassar Norris, mas acabou perdendo tempo e foi superado por Alonso na reta oposta.

Hamilton não tinha o mesmo ritmo dos que estavam à sua frente e uma fila de cinco carros se formou, liderados pelo piloto da Mercedes. Não demorou até que Perez superasse Russell e partisse para cima do heptacampeão.

Pouco depois, na volta 19, Hamilton fez seu pit stop obrigatório para troca de pneus e voltou com médios na P10. Quando Perez parou, uma volta depois, junto com Russell, o undercut da Mercedes se concretizou com Hamilton assumindo a posição do mexicano.

Não durou muito. Com ajuda do DRS, Perez novamente ultrapassou Hamilton na briga pela P9. Lá na frente, Verstappen tinha quase quatro segundos de vantagem para Norris.

Alonso foi aos boxes no fim da volta 25 e retornou à pista na sexta posição, à frente de Perez.

No fim da volta 27, Verstappen e Norris foram aos boxes. Eles voltaram à pista nas mesmas posições. Verstappen tinha quatro segundos de vantagem para Norris e 10 para o P3 Alonso.

A Mercedes não tinha um bom rendimento em Interlagos, enquanto Hamilton e Russell tinham problemas para manter suas posições. Na volta 35, foi a vez de Sainz superar Russell e assumir a P6. O próximo para o espanhol era Hamilton.

Sainz passou Hamilton, antes de Gasly superar Russell na volta 43. Russell ainda conseguiu se manter na pista por mais umas voltas, mas abandonou na 58.

Depois disso, a corrida teve pouca movimentação até a penúltima volta, quando Perez tentou atacar Alonso de maneira definitiva. O mexicano obteve sucesso, porém, na volta seguinte, o espanhol conseguiu dar o troco de maneira muito bonita na freada da Curva do Lago, consolidando o pódio.

Nas voltas finais, um duelo entre Alonso e Perez movimentou a corrida. Primeiro, Perez passou o espanhol para assumir a última posição no pódio, mas na volta final, o piloto da Aston Martin deu o troco em uma manobra espetacular para completar o pódio.

O campeonato
Verstappen tem 524 pontos na liderança e conquistou o título antecipado no Catar. Perez foi a 258 pontos, deixando Hamilton com 226 pontos. A briga pela P4 está totalmente aberta: Alonso (198), Norris (195) e Sainz (192) vão para as duas etapas finais separados por apenas seis pontos. Leclerc é o sétimo colocado com 170 pontos, seguido por Russel (156), Piastri (87) e Stroll (63) fechando os 10 primeiros.

O F1MANIA.NET cobre o GP de São Paulo da F1 ‘in loco’ com Victor Berto, Gabriel Gavinelli, Nathalia De Vivo, Leonardo Marson e Ana Oliveira.

Confira o resultado do GP de São Paulo de Fórmula 1 2023:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
3) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
4) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
5) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
6) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
7) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
8) Lewis Hamilton (Mercedes)
9) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
10) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
11) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
12) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
13) Daniel Ricciardo (AlphaTauri/Honda RBPT)
14) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
OUT) George Russell (Mercedes)
OUT) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
OUT) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
OUT) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
OUT) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
OUT) Charles Leclerc (Ferrari)