F1: Verstappen vence em dia de dobradinha da Red Bull no GP da Bélgica

Max Verstappen venceu o Grande Prêmio da Bélgica, 13ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1, realizado neste domingo (30) no circuito de Spa-Francorchamps. Foi a décima vitória de Verstappen na temporada, a de número 45 de sua carreira.

Verstappen largou na sexta posição depois de conquistar a pole position, mas foi punido com cinco posições no grid de largada pela troca da caixa de câmbio. O bicampeão demorou 17 voltas para assumir a liderança da corrida, que era do seu companheiro de equipe Sergio Perez. Perez completou a dobradinha da Red Bull na segunda posição, enquanto Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio em terceiro.

Lewis Hamilton até tentou superar Leclerc, mas não teve sucesso. O piloto da Mercedes completou a corrida na quarta posição. Seu companheiro de equipe, George Russell, teve um começo ruim em Spa, mas conseguiu se recuperar para terminar na sexta posição.

Fernando Alonso, da Aston Martin, intercalou os Mercedes na quinta posição.

Lando Norris foi o sétimo colocado no único McLaren que completou as 44 voltas do GP da Bélgica. Seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, se envolveu em uma colisão com Carlos Sainz na primeira curva da corrida. O piloto da Ferrari tentou atacar Hamilton por dentro, mas acabou acertando o MCL60 de Piastri no caminho. Piastri levou o carro aos boxes e abandonou a corrida, enquanto Sainz permaneceu na pista com muitos danos em seu SF-23. O espanhol perdeu várias posições antes de abandonar na volta 23.

Esteban Ocon (Alpine) foi o oitavo, enquanto Lance Stroll (Aston Martin) e Yuki Tsunoda (AlphaTauri) completaram os dez primeiros, respectivamente, dentro da zona de pontuação.

A corrida
Na largada, Perez partiu para cima de Leclerc, mas não conseguiu passar antes da primeira curva e teve que esperar a reta para assumir a liderança do GP.

Sainz tentou mergulhar por dentro de Hamilton, mas acabou espremendo Piastri nas barreiras internas de proteção. Como resultado, Sainz e Piastri tiveram danos nos seus carros. O australiano abandonou ainda na primeira volta, enquanto Sainz permaneceu na pista perdendo muitas posições.

Além da dupla de pilotos da McLaren, Russell, Alonso, Stroll, Tsunoda e Hulkenberg largaram com pneus médios.

Albon fez uma largada muito boa e ganhou seis posições antes do fim da primeira volta, por outro lado, Russell perdeu três posições e saiu da zona de pontuação. Gasly, por sua vez, caiu quatro posições no grid na volta 1.

Verstappen, que largou na P6 depois de fazer a pole position e receber uma penalidade de grid pela troca da caixa de câmbio, não demorou para colar em Hamilton. O holandês ganhou duas posições na largada e ultrapassou o heptacampeão na volta 6. Três voltas depois, foi a vez de Verstappen superar Leclerc e assumir a segunda posição.

Perez foi chamado para seu pit-stop na volta 14 e perdeu tempo na parada. Verstappen parou uma volta depois e saiu colado no seu companheiro de equipe. Alguns giros depois, na volta 17, Verstappen assumiu a liderança do GP.

Depois de uma largada ruim, que causou danos em seu SF-23, Sainz abandonou a corrida na volta 23.

Hamilton era o quarto colocado e continuava sua perseguição a Leclerc. O piloto da Mercedes parou na volta 27 e voltou com os macios, mas caiu para trás de Alonso – que vinha com pneus médios usados.

Leclerc parou uma volta depois, na 28, mas saiu à frente da disputa entre Alonso e Hamilton. O britânico não conseguiu ultrapassar seu arquirrival antes da primeira curva e, como resultado, perdeu o tempo que lhe daria a posição de Leclerc. Hamilton teve que se contentar com a quarta posição.

Confira o resultado do GP da Bélgica de F1:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
3) Charles Leclerc (Ferrari)
4) Lewis Hamilton (Mercedes)
5) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
6) George Russell (Mercedes)
7) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
8) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
9) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
10) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
11) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
12) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
13) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
14) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
15) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
16) Daniel Ricciardo (AlphaTauri/Honda RBPT)
17) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
18) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
DNF) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
DNF) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)