F1: Verstappen terá que pagar mais de R$ 6 mi para correr em 2024

Max Verstappen, após um ano repleto de sucessos na Fórmula 1, se deparou com uma elevada taxa de entrada para a próxima temporada, algo que o levou a questionar as taxas de Super Licença impostas pela FIA.

Cada licença possui uma taxa base de €10.400 (R$54.830,88), com um adicional de €2.100 (R$11.071,62) para cada ponto marcado na temporada anterior da F1. Verstappen, que teve um ano dominante com a Red Bull, vencendo 19 das 22 corridas e garantindo seu terceiro Campeonato Mundial, acumulou 575 pontos. Isso resultou em uma taxa de entrada de €1.217.900 (R$6.421.012,38) para a campanha de 2024, a maior soma a ser paga desde a introdução dessa regra.

Em uma entrevista à Viaplay, Verstappen confirmou que a despesa não sairá de seu próprio bolso, mas sim será paga pela Red Bull. “A equipe paga isso, felizmente,” ele confirmou.

As taxas experimentadas em todo o grid são vastamente diferentes. Logan Sargeant, por exemplo, pagará apenas um por cento da soma de Verstappen, totalizando €12.500 (R$65.902,50).

Verstappen acredita que a regra precisa ser alterada no futuro. “Eu acho que deveria haver alguma proporção normal nisso. Mas, você sabe, coisas assim são escritas, e eu não acho que alguém esperava que tantos pontos fossem marcados,” ele refletiu.