F1: Verstappen supera Norris na largada e vence corrida Sprint do GP de São Paulo

Max Verstappen adicionou mais um triunfo para si na temporada 2023 da F1. Na corrida Sprint do GP de São Paulo deste sábado (4), o piloto deu o bote ainda na largada e da ponta não saiu mais, cruzando a linha de chegada na primeira colocação.

Para a prova de curta duração, o tempo estava mais quente do que no shootout. O céu agora estava sem nuvens e o sol brilhava forte, com o asfalto chegando a marcar 47ºC e a temperatura na casa de 27ºC. A umidade estava em 18%.

Para a prova Sprint, quem largava da pole-position era Lando Norris, sua primeira nas corridas de curta duração. Dividindo a primeira fila com o competidor estava Max Verstappen.

Assim que a largada foi autorizada, mal deu tempo de o britânico aproveitar a primeira colocação, pois na entrada do S Verstappen já estava à frente do piloto da McLaren. Pouco depois, George Russell se colocou em segundo.

Na terceira volta, Sergio Pérez vinha na quinta colocação e começava os ataques em cima de Lewis Hamilton. Entretanto, o mexicano não conseguia se adiantar em cima do heptacampeão, sofrendo para avançar no pelotão.

A ordem estava Verstappen em primeiro com 0s6 de vantagem para Russell, segundo. Norris, Hamilton, Pérez, Charles Leclerc, Yuki Tsunoda, Carlos Sainz, Daniel Ricciardo e Oscar Piastri completava o top-5.

Mas a briga pela quarta colocação estava bastante emocionante. Checo começou mais uma vez os ataques em cima do inglês, que tentava fechar a porta. Enquanto isso, o monegasco da Ferrari se juntou à dupla e começou também as investidas – não demorou para que Pérez conseguissem, enfim, passar Lewis.

Mais para trás, Piastri começava a caçada em cima de Ricciardo para assumir a nona colocação. O australiano estava a apenas 0s3 do compatriota da AlphaTauri.

Na volta 8, então, a briga pela quarta colocação voltou a pegar fogo. Hamilton começou a dar as investidas em cima de Pérez mas o mexicano conseguiu se segurar na posição. Mais para a frente, Russell perdeu o segundo posto para Norris, que voltou para segundo.

Dez giros completados e Verstappen puxava o pelotão, seguido por Norris, Pérez, Russell, Hamilton, Leclerc, Tsunoda e Sainz completando a zona de pontuação da prova.

Mas o espanhol da Ferrari não ia se manter por muito tempo na zona de pontos, pois Ricciardo conseguiu dar o bote no adversário para se colocar na oitava colocação, mas não por muito tempo, pois Carlos deu o troco e retornou ao posto.

Na escolha dos pneus, a maioria esmagadora dos competidores optou por ir de calçados macios, com exceção da dupla da Haas, Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen, e Logan Sargeant, que foram de médios.

A briga do pelotão intermediário estava bastante emocionante. Piastri tentava ganhar a posição de Ricciardo, enquanto Pierre Gasly e Fernando Alonso estavam em uma briga bastante próxima e quase se tocando.

Menos de dez giros para a bandeirada e a ordem era Verstappen em primeiro com intervalo de 1s834 para Norris, segundo. Pérez, Russell, Hamilton, Leclerc, Tsunoda e Sainz completavam o top-8.

Enquanto as coisas estavam bastante estabelecidas nas primeiras colocações, as brigas pelas colocações mais atrás estavam emocionantes. Leclerc conseguiu deixar o heptacampeão para trás e, na sequência, Tsunoda também tentou aproveitar para passar. Os dois colocaram lado a lado, mas o inglês se manteve na frente.

O britânico da Mercedes, inclusive, vinha perdendo muito tempo em relação aos adversários. Enquanto Lewis virou 1min17s841, Sainz virou 1min16s690 e Ricciardo 1min15s812.

Bandeira quadriculada e sem grandes surpresas, Verstappen garantiu a vitória da corrida Sprint em Interlagos. Norris e Pérez completaram o pódio do dia, com Russell, Leclerc, Tsunoda, Hamilton e Sainz completando a zona de pontos.

F1 2023, GP de São Paulo, Sprint, resultado:

1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
3) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
4) George Russell (Mercedes)
5) Charles Leclerc (Ferrari)
6) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
7) Lewis Hamilton (Mercedes)
8) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
9) Daniel Ricciardo (AlphaTauri/Honda RBPT)
10) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
11) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
12) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
13) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
14) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
15) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
16) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
17) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
18) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
19) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
20) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)