Max Verstappen adicionou mais um triunfo para si na temporada 2023 da F1. Na corrida Sprint do GP de São Paulo deste sábado (4), o piloto deu o bote ainda na largada e da ponta não saiu mais, cruzando a linha de chegada na primeira colocação.
Para a prova de curta duração, o tempo estava mais quente do que no shootout. O céu agora estava sem nuvens e o sol brilhava forte, com o asfalto chegando a marcar 47ºC e a temperatura na casa de 27ºC. A umidade estava em 18%.
Para a prova Sprint, quem largava da pole-position era Lando Norris, sua primeira nas corridas de curta duração. Dividindo a primeira fila com o competidor estava Max Verstappen.
Assim que a largada foi autorizada, mal deu tempo de o britânico aproveitar a primeira colocação, pois na entrada do S Verstappen já estava à frente do piloto da McLaren. Pouco depois, George Russell se colocou em segundo.
Na terceira volta, Sergio Pérez vinha na quinta colocação e começava os ataques em cima de Lewis Hamilton. Entretanto, o mexicano não conseguia se adiantar em cima do heptacampeão, sofrendo para avançar no pelotão.
A ordem estava Verstappen em primeiro com 0s6 de vantagem para Russell, segundo. Norris, Hamilton, Pérez, Charles Leclerc, Yuki Tsunoda, Carlos Sainz, Daniel Ricciardo e Oscar Piastri completava o top-5.
Mas a briga pela quarta colocação estava bastante emocionante. Checo começou mais uma vez os ataques em cima do inglês, que tentava fechar a porta. Enquanto isso, o monegasco da Ferrari se juntou à dupla e começou também as investidas – não demorou para que Pérez conseguissem, enfim, passar Lewis.
Mais para trás, Piastri começava a caçada em cima de Ricciardo para assumir a nona colocação. O australiano estava a apenas 0s3 do compatriota da AlphaTauri.
Na volta 8, então, a briga pela quarta colocação voltou a pegar fogo. Hamilton começou a dar as investidas em cima de Pérez mas o mexicano conseguiu se segurar na posição. Mais para a frente, Russell perdeu o segundo posto para Norris, que voltou para segundo.
Dez giros completados e Verstappen puxava o pelotão, seguido por Norris, Pérez, Russell, Hamilton, Leclerc, Tsunoda e Sainz completando a zona de pontuação da prova.
Mas o espanhol da Ferrari não ia se manter por muito tempo na zona de pontos, pois Ricciardo conseguiu dar o bote no adversário para se colocar na oitava colocação, mas não por muito tempo, pois Carlos deu o troco e retornou ao posto.
Na escolha dos pneus, a maioria esmagadora dos competidores optou por ir de calçados macios, com exceção da dupla da Haas, Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen, e Logan Sargeant, que foram de médios.
A briga do pelotão intermediário estava bastante emocionante. Piastri tentava ganhar a posição de Ricciardo, enquanto Pierre Gasly e Fernando Alonso estavam em uma briga bastante próxima e quase se tocando.
Menos de dez giros para a bandeirada e a ordem era Verstappen em primeiro com intervalo de 1s834 para Norris, segundo. Pérez, Russell, Hamilton, Leclerc, Tsunoda e Sainz completavam o top-8.
Enquanto as coisas estavam bastante estabelecidas nas primeiras colocações, as brigas pelas colocações mais atrás estavam emocionantes. Leclerc conseguiu deixar o heptacampeão para trás e, na sequência, Tsunoda também tentou aproveitar para passar. Os dois colocaram lado a lado, mas o inglês se manteve na frente.
O britânico da Mercedes, inclusive, vinha perdendo muito tempo em relação aos adversários. Enquanto Lewis virou 1min17s841, Sainz virou 1min16s690 e Ricciardo 1min15s812.
Bandeira quadriculada e sem grandes surpresas, Verstappen garantiu a vitória da corrida Sprint em Interlagos. Norris e Pérez completaram o pódio do dia, com Russell, Leclerc, Tsunoda, Hamilton e Sainz completando a zona de pontos.
F1 2023, GP de São Paulo, Sprint, resultado:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
3) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
4) George Russell (Mercedes)
5) Charles Leclerc (Ferrari)
6) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
7) Lewis Hamilton (Mercedes)
8) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
9) Daniel Ricciardo (AlphaTauri/Honda RBPT)
10) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
11) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
12) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
13) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
14) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
15) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
16) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
17) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
18) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
19) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
20) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)