F1: Verstappen supera Leclerc para vencer o movimentado GP de Las Vegas

Max Verstappen venceu o movimentado Grande Prêmio de Las Vegas. A Fórmula 1 voltou para a Cidade do Pecado depois de duas corridas na década de 80, mas com um glamour totalmente reformulado. E não deu outra: o tricampeão aumentou sua dominância na temporada e venceu mais uma, a 53 de sua carreira, se igualando a Sebastian Vettel – atrás apenas de Michael Schumacher e Lewis Hamilton.

Charles Leclerc fez sua melhor corrida do ano para ser segundo colocado. O monegasco perdeu a pole logo após a largada em uma manobra arriscada de Verstappen, que custou cinco segundos de penalidade ao holandês. No fim, o piloto da Ferrari fez uma ultrapassagem impressionante sobre Sergio Perez para garantir a segunda posição no pódio. Perez recebeu a bandeirada em terceiro e garantiu o vice-campeonato de 2023.

Esteban Ocon, da Alpine, foi o quarto colocado em seu melhor performance da temporada. Dá para dizer o mesmo de Lance Stroll, da Aston Martin, que foi o quinto colocado depois de largar nas últimas posições.

Carlos Sainz protagonizou um acidente logo na largada. O espanhol acertou Lewis Hamilton e ambos tiveram prejuízos. Em uma corrida de recuperação, Sainz cruzou a linha de chegada na sexta posição. Hamilton foi o sétimo colocado, à frente do seu companheiro de equipe George Russell – Russell recebeu a bandeira quadriculada na P4, mas recebeu cinco segundos de penalidade depois de um incidente com Verstappen.

Fernando Alonso, da Aston Martin, e Oscar Piastri, da McLaren, completaram a zona de pontuação do GP de Las Vegas na P9 e P10, respectivamente.

Lando Norris causou o primeiro de dois safety cars depois de um acidente forte, sem maiores consequências ao piloto. O segundo foi acionado para a limpeza dos detritos deixados pelo incidente Russell-Verstappen.

A corrida
Na largada, Verstappen foi por dentro e tomou a primeira posição de Leclerc em uma manobra irregular. O tricampeão empurrou o piloto da Ferrari para fora da pista e, alguns giros depois, recebeu cinco segundos de penalidades pela ação.

Sainz e Hamilton se tocaram, enquanto o espanhol levou a pior. Perez também teve sua asa dianteira quebrada e foi para os boxes.

Na relargada, Verstappen manteve a posição, enquanto Norris, duas voltas depois, bateu forte e trouxe o safety car para a pista.

Leclerc perseguia Verstappen pela P1 e a diferença não passava de dois segundos. Na volta 16, o monegasco reassumiu a liderança da corrida. Verstappen foi aos boxes imediatamente depois e retornou na P10.

Hamilton e Piastri se tocaram. Ambos tiveram um pneu furado, mas Piastri foi imediatamente aos boxes, enquanto Hamilton permaneceu por uma volta na pista. Hamilton caiu para as últimas posições.

Leclerc foi aos boxes na volta 21 e voltou em terceiro. O monegasco não demorou para assumir a liderança, que era de Perez, mas um safety car mudou o rumo da corrida.

Verstappen tentou ultrapassar Russell, mas ambos se tocaram. Como resultado, detritos ficaram pela pista e o piloto da Mercedes foi penalizado em cinco segundos.

Verstappen e Perez foram aos boxes para trocar por pneus duros novos, enquanto Leclerc permaneceu na pista e voltou a liderança.

Leclerc manteve a P1 na relargada, mas foi ultrapassado por Perez alguns giros depois. Na volta 35, Leclerc usou o DRS para superar novamente o mexicano.

Durou pouco. Na volta 38, após se livrar de Perez, Verstappen fez a ultrapassagem sobre Leclerc para liderar a corrida.

Na 43, Leclerc errou, passou reto na curva e permitiu que Perez fizesse a ultrapassagem para garantir a dobradinha da Red Bull.

A briga no pelotão intermediário era intensa. Hamilton, em corrida de recuperação, ultrapassou Gasly e assumiu a nona posição. Russell também ia abrindo caminho e era o sexto colocado. Uma volta depois, Hamilton passou Alonso e assumiu a P8.

Volta a volta, Leclerc diminuía a diferença para Perez. Com quatro giros para o fim, o piloto da Ferrari já podia contar com o DRS para ultrapassar o mexicano.

A Red Bull pediu para Verstappen segurar o ritmo para permitir que Perez usasse o DRS, mas o holandês não seguiu a sugestão da equipe. Como resultado, Leclerc passou Perez nas últimas curvas para terminar na P2. Perez foi o terceiro colocado.

O F1MANIA.NET cobre o GP de Las Vegas da F1 ‘in loco’ com Victor Berto.

Confira o resultado do GP de Las Vegas:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Charles Leclerc (Ferrari)
3) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
4) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
5) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
6) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
7) Lewis Hamilton (Mercedes)
8) George Russell (Mercedes)
9) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
10) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
11) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
12) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
13) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
14) Daniel Ricciardo (AlphaTauri/Honda RBPT)
15) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
16) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
17) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
DNF) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
DNF) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
DNF) Lando Norris (McLaren/Mercedes)