F1: Verstappen revela estratégia para lidar com ligações matinais de Marko

Max Verstappen é conhecido por sua personalidade descontraída e irreverente, e sua relação com o austríaco Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, não é diferente. Diferente de outros pilotos do programa de jovens talentos da equipe, Verstappen nunca se intimidou com Marko, conhecido por seu estilo exigente e direto. Na verdade, o holandês tinha uma estratégia bem própria para lidar com ligações matinais indesejadas do consultor da equipe: simplesmente não atendia!

“De fato, temos uma relação bem aberta e honesta,” afirmou Verstappen em entrevista ao Motorsport-Magazin.com. “Hoje em dia podemos falar qualquer coisa um para o outro. Mas eu nunca fui como outros jovens pilotos, que morriam de medo do Helmut. Lembro que ele me ligava às 7:30 ou 8:00 da manhã, e eu simplesmente não atendia.” Com o tempo, Marko acabou aceitando que o piloto retornaria a ligação mais tarde.

A comunicação entre ambos se dá em alemão, o que exigiu um esforço inicial do holandês. “Ele deixou bem claro desde o começo que falaríamos em alemão. Naquela época, era bem difícil para mim me comunicar nessa língua,” afirmou Verstappen. “Uma vez eu tive que dar uma entrevista para a TV austríaca, Servus TV, e ele disse: ‘Max vai fazer em alemão’. O entrevistador pensou: ‘É sério?’. E eu pensei: ‘Merda’. Mas é bom, porque é mais pessoal quando você fala com os chefões na língua deles”, encerrou o holandês.

Essa relação entre Verstappen e Marko é marcada pela sinceridade e bom humor na maior parte do tempo, mesmo com os métodos pouco ortodoxos do consultor. E não há dúvida de que essa dinâmica tem contribuído para o sucesso do piloto na Fórmula 1.