Max Verstappen chega ao GP da China embalado pela vitória no Japão, após o abandono na Austrália. Neste fim de semana, que contará com o formato Sprint, o holandês da Red Bull tentará conquistar seu quarto triunfo na temporada 2024 da Fórmula 1.
Apesar de seu retrospecto positivo recentemente, a pista de Xangai é um dos poucos circuitos onde Verstappen nunca venceu. Na verdade, o único outro GP do calendário atual que ele não conquistou é o de Singapura.
Para o tricampeão, no entanto, o foco está sempre na vitória, independentemente do circuito. “A abordagem é sempre a mesma. Tentamos vencer em qualquer lugar. Simplesmente não viemos aqui por alguns anos, então não fico muito preso a: ‘Preciso vencer aqui, preciso vencer lá’. Eu só quero vencer”, afirmou Verstappen.
O piloto da Red Bull acredita que a corrida na China será interessante, principalmente por não ter sido disputada há um tempo. “Não temos vindo para cá há alguns anos. Isso provavelmente torna tudo um pouco mais emocionante. Coisas mais inesperadas podem acontecer. Talvez você não esteja tão bem preparado. Então acho que isso sempre é um pouco mais interessante para os fãs”, acrescentou.
Este fim de semana na China contará com o novo formato Sprint. Verstappen já havia demonstrado sua insatisfação com o formato anterior. “A parte mais chata era que depois do TL1, você ia para a classificação, mas se não acertasse a configuração, ficava preso a ela pelo resto do final de semana. E isso podia realmente prejudicar sua corrida. Agora pelo menos, temos mais algumas oportunidades de tentar deixar tudo perfeito. Acho que isso é melhor para as corridas no geral”, disse o piloto à imprensa.
Apesar das críticas passadas, Verstappen admite que o novo formato parece ser uma evolução: “Pessoalmente eu teria preferido um fim de semana normal aqui. Mas pelo menos agora vamos poder experimentar o novo formato. Espero que já seja melhor. E acho que será melhor do que o que tínhamos antes”, finalizou o holandês.
O novo formato Sprint ao qual Verstappen se referiu, é relacionado à mudança no sistema das sessões de classificação. A partir de agora, depois do TL1, irá ocorrer a classificação para a corrida Sprint, ainda na sexta-feira, com a própria Sprint no sábado, seguida pela classificação para o GP, e o GP acontecendo normalmente no domingo.