F1: Verstappen acerta volta voadora e é pole na corrida Sprint do GP da Bélgica

Max Verstappen vai sair da pole-position da corrida Sprint do GP da Bélgica da F1. Na classificação bastante molhada realizada na manhã deste sábado (29), o bicampeão holandês aproveitou a melhora das condições de pista no final para ser o mais rápido do pelotão.

Diferente da classificação da sexta-feira, a tomada de tempo para a corrida de mais tarde aconteceria debaixo de muita chuva. As temperaturas também estavam baixas com o termômetro marcando 15ºC e o asfalto chegando a 18ºC.

As condições estavam tão complicadas em Spa-Francorchamps que o início da sessão precisou ser atrasada. Na transmissão, era possível ver que havia poças d’água, além de uma pequena cachoeira no traçado com muita água escorrendo.

Para a Sprint, a classificação acontece no mesmo formato da corrida principal. A única mudança é que cada fase tem menos tempo com SQ1 durando 12 minutos, SQ2 durando dez e SQ3, oito.

Após algum tempo de espera, a direção de prova anunciou que a sessão começaria às 12h35 no horário local, 7h35 no horário de Brasília. Portanto, um atraso de 35 minutos do início programado.

Antes do início, a chuva deu uma pequena trégua e o tempo estava mais claro e um tímido sol no pitlane, apesar de nuvens carregadas. O safety-car da Aston Martin deu uma volta na pista para checar as condições para a abertura dos boxes.

SQ1

Após muita demora, foi iniciada a classificação para a prova Sprint de mais tarde. Assim que o pitlane foi liberado, metade do pelotão já foi para a pista, sendo possível ver que havia muito spray – todos escolheram sair de intermediário.

Primeiras voltas completadas e Lewis Hamilton saltou para a primeira colocação com 2min02s297. Na sequência, George Russell ficou em segundo, mas em um giro bastante lento, ficou a 2s770 do companheiro de equipe.

Os nomes vinham surgindo na tabela e com menos de cinco minutos para o encerramento, Max Verstappen era o mais rápido com 2min00s352. Charles Leclerc, Russell, Sergio Pérez e Pierre Gasly eram os cinco mais rápidos.

Enquanto isso, os cinco pilotos que estavam no corte eram Guanyu Zhou, Yuki Tsunoda, Kevin Magnussen, Nico Hülkenberg e Fernando Alonso – os três últimos ainda não haviam marcado tempo.

Alexander Albon aparecia na 15ª colocação e, portanto, era o último piloto antes da zona de eliminação. O titular da Williams sustentava o marco de 2min01s933, 0s690 mais rápido que Norris, que era o 16º.

Tempo encerrado e Verstappen foi o mais rápido com 1min58s135, nada menos que 0s903 mais rápido que Alonso, segundo – Hamilton depois empurrou o espanhol para a terceira colocação.

Enquanto isso, os pilotos que foram cortados eram Tsunoda, Valtteri Bottas, Magnussen, Zhou e Hülkenberg – o alemão da Haas sequer fez tempo. Inclusive, o competidor se queixou no rádio pelo trabalho feito pelo time. “Execução muito interessante feita”.

SQ2

Antes do início da segunda fase, já era possível ver que o sol estava brilhando em Spa-Francorchamps, já possível ver até mesmo um trilho seco desenhado na pista.

Boxes liberados e pilotos já poderiam acelerar nas 19 curvas do circuito belga. Norris foi o primeiro a deixar a área do pitlane, mas logo mais pilotos se juntaram ao titular da McLaren, todos optando ainda pelo composto intermediário.

Daniel Ricciardo foi o primeiro a marcar uma volta rápida com 1min57s687. Inclusive, o australiano já começava a buscar as áreas mais úmidas do circuito para não superaquecer os pneus, dando indicações que, em breve, os slick começariam a aparecer.

Uma bandeira amarela foi necessária brevemente no setor 3. O motivo foi que Sargeant rodou sozinho e ficou virado na pista, mas logo conseguiu endireitar o carro e retomar a sessão.

Faltando menos de quatro minutos, apenas Norris, primeiro com 1min56s828, e Ricciardo, eram os únicos com volta completada.

Lance Stroll foi o primeiro piloto a sair com os pneus de pista seca optando pelo médio. O canadense, entretanto, veio no rádio dizer que talvez tenha sido cedo demais pela opção, mas precisando extrair ao máximo para ter a chance de uma volta rápida.

E não deu para o titular da Aston Martin, que escapou do traçado e bateu com força no muro de proteção. Inclusive, isso provocou uma bandeira vermelha com menos de 30s para o encerramento da sessão.

Com o encerramento precoce, os pilotos que ficaram na zona de cortes e não avançaram foram Ricciardo, Albon, Sargeant, Stroll e Alonso – esses quatro sequer tinham feito volta rápida.

SQ3

Os pilotos que iriam brigar pela posição de honra do grid da Sprint eram Verstappen, Hamilton, Pérez, Gasly, Leclerc, Piastri, Sainz, Norris, Ocon e Russell.

Iniciada a última parte da tomada de tempos e, dessa vez, os pilotos optaram pelos pneus de pista seca. Todos os competidores do pelotão optou pelos macios.

Com 1min51s198, Hamilton estava na primeira colocação e com a pole provisória a menos de 1min para o encerramento da sessão. Verstappen, Norris, Leclerc, Piastri, Sainz, Russell, Pérez, Gasly e Ocon completavam os dez primeiros.

Após a primeira volta rápida, os competidores agora vinham em uma volta mais lenta para recarregar a bateria para, então, fazer a segunda tentativa de giro.

Quando o mexicano da Red Bull abriu sua volta, logo no final encarou muito trânsito, precisando desviar dos adversários. Apesar de saltar para a ponta com 1min50s303, provavelmente não ficaria nessa posição.

Os tempos estavam despencando e Leclerc, Sainz e Piastri se colocaram na primeira colocação, mas com 1min49s056, Verstappen é quem conseguiu a pole-position, sem grandes surpresas.

Quem divide a primeira fila é Piastri, com Sainz, Leclerc, Norris, Gasly, Hamilton, Pérez, Ocon e Russell completando o top-10.

F1 2023, GP da Bélgica, classificação Sprint, resultado:

1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), 1’49.056
2) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), 1’49.067
3) Carlos Sainz Jr. (Ferrari), 1’49.081
4) Charles Leclerc (Ferrari), 1’49.251
5) Lando Norris (McLaren/Mercedes), 1’49.389
6) Pierre Gasly (Alpine/Renault), 1’49.700
7) Lewis Hamilton (Mercedes), 1’49.900
8) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT), 1’49.961
9) Esteban Ocon (Alpine/Renault), 1’50.494
10) George Russell (Mercedes), 1’55.742
11) Daniel Ricciardo (AlphaTauri/Honda RBPT), 1’57.687
12) Alexander Albon (Williams/Mercedes), s/tempo
13) Logan Sargeant (Williams/Mercedes), s/tempo
14) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), s/tempo
15) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), s/tempo
16) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT), 2’00.568
17) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari), 2’00.951
18) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), 2’01.079
19) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari), 2’01.430
20) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari), s/tempo