F1: Vasseur critica Horner enquanto espera gastar o “cinco vezes nada” na Alfa Romeo

Nesta temporada, a Alfa Romeo terminou em P6 no campeonato de construtores. Isso rendeu para a equipe US$ 10 milhões extras de prêmio. O chefe da equipe, Frederic Vasseur, questionou Christian Horner, chefe da Red Bull, o que ele pode fazer com esse “cinco vezes nada”.

Quando começaram os rumores de que a Red Bull teria violado os regulamentos do teto orçamentário em 2021, Vasseur foi um dos chefes mais expressivos quanto à situação. Isso posteriormente a FIA ter confirmado a violação de US$ 2,2 milhões, ainda que Horner insistisse que a quebra das regras teve “benefício zero”.

Em entrevista ao GPFans, Vasseur respondeu o que pode ser feito com o dinheiro extra que receberam pela colocação no mundial. “É a diferença que temos com o limite de custo.

“Sei que um dos meus colegas disse que dois milhões não é nada, mas agora temos cinco vezes nada.”

A Alfa Romeo chegou à Abu Dhabi para a etapa final apenas cinco pontos à frente da rival, Aston Martin. Nos treinos livres e qualificação, a equipe de Sebastian Vettel e Lance Stroll estava parecendo apresentar um ritmo melhor, então o chefe francês pediu para que Valtteri Bottas e Guanyu Zhou interferissem nos adversários.

O piloto finlandês chamou a estratégia de “muito defensiva”, e a Alfa Romeo não conseguiu impedir a Aston Martin de pontuar, mas fez o suficiente para garantir o P6. As duas equipes terminaram a temporada empatadas, mas o P5 de Bottas no GP da Emilia Romagna fez com que a Alfa Romeo ficasse à frente no mundial.

Vasseur acrescentou: “É uma grande diferença para nós porque, se tivermos dificuldades durante a temporada, teremos um limite muito alto em termos de custo por pontos.

“Não pudemos comprar peças por alguns meses [em 2022].

“No próximo ano, podemos voltar a comprar peças ao longo da temporada. Vai ser uma grande diferença para nós.

Agora, resta a dúvida se Vasseur estará presente para gastar o “cinco vezes nada”, já que com a saída de Mattia Binotto da liderança da Ferrari confirmada nesta terça-feira, um dos nomes mais proeminentes para ocupar a vaga é o do atual chefe da Alfa Romeo.

Vasseur fez um grande trabalho na equipe suíça, levando-os até o P6 no campeonato este ano. Além disso, ele teve grande parte na contratação de Bottas, que deixou a Mercedes no final de 2021, e nas negociações de uma parceria da equipe com a Audi.