F1 tem TL1 sem ação na pista por conta de problema nas câmeras internas do circuito no Canadá

O final de semana da F1 não começou exatamente da maneira imaginada. No primeiro treino livre que foi tentado ser realizado nesta sexta-feira (16), um problema no sistema de câmeras internas do circuito fez com que não houvesse qualquer ação na pista.

O circuito canadense está servindo de palco para a oitava etapa da temporada 2023. Para a abertura das atividades, as temperaturas estavam baixas com o termômetro marcando 20ºC e o asfalto chegando a 31ºC. A umidade batia 65% e o vento soprava a apenas 2 km/h.

As luzes se apagaram e Max Verstappen foi o primeiro piloto a deixar os boxes para começar a volta de instalação. O bicampeão holandês, inclusive, é o último vencedor no circuito Gilles Vileneuve ao ter triunfado no ano passado.

Aos poucos os pilotos iam deixando o pitlane para ir para o circuito. Então, ainda nos primeiros instantes, Pierre Gasly foi o primeiro a ter problemas ao ter perdido a dirigibilidade do carro e não conseguir trocar as marchas, parando na pista e provocando uma bandeira amarela no setor 2, logo depois virando vermelha.

Mais de 20 minutos de sessão já havia se passado e apenas três com bandeira verde. Entretanto, ao invés de problemas com carro parado na pista, o motivo é uma falha nas transmissões do sistema interno de câmeras do circuito.

Inclusive, a FIA soltou um breve comunicado oficial. “A bandeira vermelha é consequência de um problema com as câmeras do circuito. Por motivos de segurança, até que se solucione o problema, não poderemos voltar a correr”.

O relógio continuava correndo. Durante a transmissão brasileira, a jornalista Mariana Becker informou que haviam localizado o problema, mas ainda tentavam resolver. Ainda, era provável de que a segunda sessão fosse aumentada para que os pilotos tivessem tempo de pista.

A F1 explicou que não poderia estender o primeiro treino porque entre uma atividade e outra, é necessário ter, no mínimo, 2h30.

Com pouco mais de dez minutos para o encerramento da sessão, então, a direção de prova anunciou o encerramento da sessão. Após as voltas de instalação, e apenas elas, Valtteri Bottas ficou com a primeira colocação.