F1: Stroll não assume culpa por acidente com Ricciardo

Lance Stroll discordou da responsabilidade e consequentemente penalidade pelo acidente com Daniel Ricciardo no GP da China de Fórmula 1, que lhe rendeu uma punição de dez segundos e tirou o piloto da RB da corrida.

Stroll atribuiu a colisão ao ‘efeito sanfona’, que ocorre quando vários carros reduzem a velocidade bruscamente.

Após o primeiro safety car da prova em Xangai, o pelotão se preparava para a relargada quando um grupo liderado pelo companheiro de equipe de Stroll, Fernando Alonso, se agrupou na curva 14 (hairpin).

Enquanto Ricciardo conseguiu desviar de Oscar Piastri à sua frente, Stroll não teve a mesma sorte, atingindo a traseira do RB do australiano, chegando a fazer o carro de Ricciardo levantar voo por um momento.

“Foi um efeito sanfona”, respondeu o piloto da Aston Martin quando questionado pela imprensa, sobre o que havia acontecido. “Alguém freou na frente do pelotão, não sei quem, e então todo mundo parou. O carro na minha frente simplesmente parou de 60 km/h para zero, então bum, foi muito bobo, mas é um daqueles acidentes (de largada).”

Durante a corrida, Stroll reclamou pelo rádio da equipe sobre a punição de dez segundos, chamando-a de ‘piada’. Ao ser convidado a esclarecer seus comentários, o piloto de 25 anos explicou por que considerava a punição injusta.

“Acho que é só porque eu bati no cara, mas alguém freou bruscamente e causou o efeito sanfona”, disse Stroll. “Eu não sei, mas acho que é injusto. Recebi a punição pelo resultado final, que foi bater em Ricciardo, mas não é como se tudo estivesse normal e eu simplesmente bati nele por trás. Foi um efeito sanfona muito estranho, e eu gostaria que os comissários tivessem levado em consideração um pouco mais”, argumentou.

O canadense continuou: “Acho que também foi um pouco de falta de sorte estar no lugar errado na hora errada, sabe? Eu estava na caixa de câmbio dele (Ricciardo) e pronto para a relargada, foi muita infelicidade, pois estávamos tendo uma boa corrida até então, foi uma pena”, disse Stroll.

Embora Ricciardo estivesse furioso com Stroll, dizendo que a reação inicial ao acidente o deixou irritado e usando palavrões para se referir ao canadense, Stroll afirmou que não via o piloto da RB como o culpado.

“Não acho que seja culpa dele (Ricciardo). A culpa é de todos, sabe? Todos frearam bruscamente, e ele era o cara na minha frente”, encerrou o piloto canadense.