O chefe da McLaren, Andrea Stella, destacou a evolução de Lando Norris na temporada 2024 da Fórmula 1. Norris conquistou o segundo lugar no GP da China e vem desempenhando papel fundamental na briga da equipe pelos pódios.
Stella acredita que Norris está explorando melhor o potencial do carro: “O que Lando fez esse ano foi capitalizar em vários pontos e oportunidades que identificamos no ano passado”, disse ele ao Autosport. “Por exemplo, o desempenho nas sessões de classificação e como fazer voltas limpas nessas sessões.”
“No ano passado, ele era rápido, mas tivemos situações como no Catar, quando ele poderia ter conquistado a pole position, mas teve as duas voltas deletadas no Q3. Havia muito o que aprender a partir dali e de outras situações. Então, ele trabalhou muito bem para aproveitar as oportunidades junto com seus engenheiros e o apoio da fábrica. Fez pequenos ajustes para explorar o potencial do carro em maior grau. O crédito é dele”, acrescentou.
Stella também destacou o progresso de Norris no gerenciamento de corrida, principalmente na fase inicial, quando se trata de prever o comportamento dos pneus. O piloto britânico de 24 anos conseguiu fazer um primeiro stint extenso em Xangai para neutralizar uma possível estratégia da Ferrari, e ganhar posição na pista em relação a Sergio Perez da Red Bull.
“E acho que também na corrida ele parece estar se tornando cada vez mais consistente e cada vez mais capaz de entender o que está acontecendo com os pneus, qual eixo está desgastando, quanto tempo esses pneus podem durar. É o que normalmente chamamos de ‘pilotagem de corrida’, que está se tornando mais ampla e precisa”, completou Stella.