F1: Steiner responde às críticas feitas por Gene Haas

Guenther Steiner, ex-chefe da equipe Haas na Fórmula 1, respondeu às declarações do proprietário do time, Gene Haas, sobre a temporada 2023, que foi considerada ‘embaraçosa’ para a equipe americana. Após o anúncio de que seu contrato não seria renovado, Steiner refutou as críticas, destacando que ‘ninguém na equipe se orgulha de estar em 10º lugar’.

A Haas enfrentou desafios significativos durante a última temporada, caindo para a última posição na classificação de construtores e marcando apenas 12 pontos. Apesar dos esforços para introduzir um carro B-spec bastante atualizado, a equipe não conseguiu superar as dificuldades técnicas e degradação excessiva de pneus.

Questionado sobre os comentários de Gene Haas, Steiner respondeu: “Se ele se sente assim, é a opinião dele e ele pode expressar. Obviamente, ninguém na equipe se orgulha de estar em 10º lugar. Não tivemos uma boa temporada em 2023, todos sabemos disso. Mas na minha opinião, quando você está em baixa, não é sobre como você cai, mas sim como você se levanta novamente.”

Perguntado se teria algum conselho para sua antiga equipe, Steiner respondeu: “Eu diria apenas: ‘Continuem trabalhando’. Há muitas pessoas competentes lá. Mantenham a cabeça baixa e continuem cavando. Vocês vão conseguir”, concluiu.

Steiner também afirmou que soube de sua saída, no período entre o Natal e o Ano Novo, não tendo a oportunidade de se despedir dos colegas nas fábricas. Ele disse que não está interessado no futuro da Haas e questionou se o modelo de operação, que envolve aproveitar ao máximo as peças não listadas da Ferrari, ainda é viável na era moderna da Fórmula 1.