F1: Seidl nega que Audi vai usar só o dinheiro para atrair pilotos

O CEO da Sauber, Andreas Seidl, negou que a Audi esteja usando poderio financeiro para atrair pilotos em meio a rumores de uma proposta milionária para Carlos Sainz.

A Audi se prepara para sua estreia na categoria em 2026, com aquisição completa da Sauber. Apesar do nome da marca alemã ainda não aparecer oficialmente, a equipe já participa das decisões do mercado de pilotos para a próxima temporada.

Isso ficou evidente com o anúncio de Nico Hulkenberg, que deixa a Haas no final deste ano para se juntar à Sauber a partir de 2025.

Sainz, que deixará a Ferrari no final da temporada 2024 da Fórmula 1, tem sido apontado como alvo principal da Audi, com o consultor da Red Bull, Helmut Marko, afirmando a existência de uma oferta ‘lucrativa’.

No entanto, Seidl, que trabalhou com Sainz na McLaren entre 2019 e 2020, descartou a ideia de usar o poder financeiro da Audi para atrair pilotos para o novo projeto.

“Nossa abordagem não é motivar pilotos ou outros funcionários a virem para cá com grandes quantias de dinheiro”, disse Seidl ao Auto Motor und Sport. “Basicamente, temos recursos financeiros de uma equipe de ponta, mas realmente pensamos em como usar cada franco ou euro de forma sensata e eficiente. Queremos atrair pessoas que queiram fazer parte dessa jornada e acompanhar a entrada da Audi na Fórmula 1”, acrescentou.

Seidl explicou a escolha por Hulkenberg, de 36 anos, como uma forma de acelerar a transição da Sauber para a Audi. “É claro que, dado o nível atual de desempenho, é absolutamente importante termos a melhor dupla de pilotos possível no início”, afirmou.

“Também faz sentido que nossos futuros pilotos da equipe de fábrica da Audi estejam nos carros já em 2025, para apoiar o projeto desde o início. Os pilotos também podem nos ajudar em termos de motivação da equipe e direção de desenvolvimento.”

“Portanto, Nico é a melhor escolha. Não há dúvida de que ele é rápido. Com sua experiência, trabalho em equipe e ótimo entendimento técnico, ele traz o que precisamos”, disse ele.

Seidl manteve o silêncio sobre Sainz, sugerindo que a Sauber-Audi pode considerar a contratação de um novato para correr ao lado de Hulkenberg.

“Faz sentido ter pelo menos um piloto com experiência porque temos que superar muitos desafios de uma vez, então, podem ser dois pilotos experientes ou um com experiência e um novato forte”, finalizou Seidl.