A Audi vai fazer sua estreia na Fórmula 1 em 2026, quando vai assumir integralmente a Sauber (Stake F1 Team). Andreas Seidl, CEO da equipe, falou sobre o estágio do projeto e adotou um tom realista quanto às ambições iniciais.
“Estamos no caminho certo”, disse Seidl ao Auto, Motor und Sport. O dirigente destacou o progresso na sede em Neuburg, onde a infraestrutura e a equipe começaram a ser montadas em 2022 pela Audi Formula Racing GmbH. Os testes dos componentes do motor tiveram início em 2023.
Atualmente, a estrutura da equipe já está praticamente operacional. “Combinado com o novo regulamento de 2026, teremos as condições ideais para uma estreia consistente como equipe de fábrica”, afirmou Seidl.
O regulamento renovado para 2026 coloca a Audi em um cenário inédito. No entanto, isso não significa vantagem imediata, segundo Seidl. “Precisamos ser realistas. É claro que as fabricantes já estabelecidas na categoria possuem uma vantagem. Isso não se resume apenas a detalhes técnicos, mas também aos processos operacionais.”
A contratação do alemão Nico Hülkenberg para a Sauber, já para 2025, foi anunciada recentemente. “Considerando o nosso patamar atual, é fundamental termos a melhor combinação de pilotos possível. Por isso, Nico é uma escolha de ponta. Sua velocidade é inquestionável. Além disso, sua experiência, espírito de equipe e ótimo entendimento técnico são exatamente o que precisamos”, finalizou Seidl.
Vale lembrar que Carlos Sainz, atualmente na Ferrari, mas sem contrato para o próximo ano, é o principal candidato para a vaga ao lado de Hulkenberg, porém até o momento não há nada confirmado em relação ao piloto espanhol.