Tudo indica que a saída de Adrian Newey da Red Bull Racing está cada vez mais próxima. A grande questão, no entanto, é para qual equipe o renomado projetista irá se transferir.
Apesar das múltiplas opções, somente uma equipe da Fórmula 1 parece estar seriamente considerando o britânico de 65 anos.
Newey renovou seu contrato com a Red Bull em 2023, mas a situação interna da equipe mudou drasticamente desde então. O diretor técnico teria se desgastado com a disputa de poder entre o chefe de equipe Christian Horner e o consultor Helmut Marko. Essas divergências teriam sido um dos fatores que motivaram sua intenção de deixar a equipe de Max Verstappen e Sergio Perez.
A BBC classificou a decisão de Newey como ‘um dos eventos mais sísmicos da história da Fórmula 1‘. Isso não só revela a turbulência interna da Red Bull, mas também o potencial impacto em sua futura equipe.
“Newey é considerado, com razão, o maior projetista de F1 da história”, escreveu o jornalista da BBC, Andrew Benson. “Mesmo que não esteja em tempo integral na categoria atualmente, ele causará grande impacto em qualquer equipe para a qual se transfira. Por outro lado, perdê-lo certamente afetará a Red Bull. É evidente o efeito que seu conceito para a última geração de carros da Red Bull teve no desempenho da equipe.”
A BBC também confirmou boatos anteriores: Ferrari e Aston Martin teriam feito propostas a Newey. No entanto, ele só estaria considerando uma dessas equipes. “Ferrari e Aston Martin o procuraram. Fontes próximas a ele, me informaram que considera seriamente a Ferrari, mas não tem interesse na Aston Martin”, disse Benson.
O jornalista destacou também que a possibilidade de outras equipes entrarem na disputa não pode ser descartada, porém nem todas possuem recursos para contratá-lo. McLaren e Mercedes, entretanto, têm condições financeiras, e uma mudança para uma dessas equipes sediadas na Inglaterra seria mais fácil para Newey. Ainda assim, o apelo da icônica Ferrari pode ser o fator decisivo.