F1: Sauber satisfeita com melhora no desempenho

A equipe Sauber (Stake F1 Team) esteve em forte forma durante o primeiro novo formato Sprint no sábado, quando a equipe completou o dia com um desempenho consistente na corrida Sprint e um desempenho promissor na sessão de classificação para o GP de amanhã, com Valtteri Bottas terminando em P12 na Sprint e garantindo o P10 para o grid de largada no domingo, e Zhou Guanyu ficando com o P9 na Sprint e o P16 no grid do GP da China de Fórmula 1.

Alessandro Bravi, chefe da equipe: “Hoje foi um dia cheio de pista, com a corrida Sprint pela manhã e a sessão de classificação para o GP à tarde, e o balanço geral é positivo. Começamos o dia com um bom resultado para Zhou, terminando em 9º na Sprint, apenas alguns segundos fora dos pontos, o que confirmou que nosso ritmo de corrida em Xangai parece bom e que temos a chance de lutar com nossos concorrentes diretos por pontos. Sabíamos que seria um desafio manter (George) Russell para trás, pois ele decidiu largar com pneus macios, o que lhe deu uma vantagem na largada e nas primeiras voltas. No entanto, esperávamos que ele tivesse dificuldades com os pneus no final da sessão, mas não estávamos perto o suficiente para tirar vantagem disso. Infelizmente, a corrida de Valtteri foi comprometida na curva seis, pois a placa final da asa dianteira foi danificada, resultando em perda de downforce e perturbação do equilíbrio aerodinâmico. A sessão de classificação da tarde confirmou a solidez do nosso pacote, mas infelizmente, tivemos sentimentos contraditórios, já que Zhou não conseguiu entrar no Q2 por apenas alguns centésimos, devido a um travamento de rodas na curva 14. Estamos otimistas, no entanto, que ele poderemos recuperar posições durante a corrida de amanhã. Valtteri teve uma sessão muito boa e um bom tempo de volta que lhe permitiu entrar no Q3. Seus tempos ideais no setor o deixaram até dois décimos melhor no setor um, e isso o teria colocado em P8 ou P9, mas ainda assim, sabemos que estamos lá, e com Valtteri em boa posição para marcar pontos e com um bom equilíbrio do carro, estamos todos motivados para fazer uma boa prova e jogar as nossas cartas na corrida de amanhã”, concluiu.

Bottas: “Foi um bom dia no geral, e podemos esperar amanhã para terminar o nosso fim de semana neste nível. Na Sprint, hoje cedo, tive uma boa largada, mas depois tive um pouco de falta de sorte quando fiquei imprensado na curva seis na primeira volta, causando danos à placa final da asa dianteira, o que infelizmente tornou o resto da corrida difícil de administrar. Além disso, tivemos um bom ritmo, como pudemos ver com Zhou, que ficou entre os dez primeiros, o que é promissor para a corrida principal de amanhã. A sessão de classificação para o GP foi um negócio diferente. Foi um trabalho simples da nossa parte e tudo correu bem, nos permitindo ultrapassar o limite do Q3 pela primeira vez nesta temporada. No geral, tem sido bom ver o nosso progresso neste fim de semana até agora, então devemos nos divertir um pouco amanhã. Acho que temos uma chance realista de marcar pontos, então precisaremos executar tudo com perfeição. Além disso, estamos recebendo muito apoio das arquibancadas, o que certamente é um grande impulso para o sucesso. Todos estão realmente motivados antes da corrida e estamos realmente ansiosos”, acrescentou.

Zhou: “Para mim é uma pista nova, pela primeira vez na frente de uma torcida chinesa, e com um novo formato de fim de semana, então sabíamos que este fim de semana tinha potencial para ser desafiador, mas temos muitos pontos positivos para olhar para trás hoje, mesmo que a sessão de classificação pudesse ter sido melhor. Sinto que maximizamos tudo o que podíamos tirar da corrida Sprint, mas o nono lugar não foi suficiente para um ponto, mas podemos nos sentir muito confiantes sobre o ritmo que exibimos nessas 19 voltas, pois sabíamos que precisávamos de algumas circunstâncias excepcionais para sair com uma posição entre os oito primeiros (que marca pontos na Sprint). Perder o Q2 na sessão de classificação para o GP foi decepcionante, mas não foi uma sessão fácil. Fui bloqueado pela primeira vez na curva um na minha primeira volta rápida, antes de um travamento de rodas na curva 14 prejudicar minha tentativa final. Perdi dois décimos e meio lá, e no final, estávamos perdendo por seis centésimos. Tínhamos potencial para chegar ao Q3, mas em um pelotão tão apertado é preciso fazer uma volta perfeita e hoje estivemos um pouco aquém. Mesmo assim, vi que estáva bastante competitivo, principalmente com o pneu médio, o que é uma boa indicação para a corrida. Sabemos que podemos ir até ao limite e progredir amanhã. Muita coisa pode acontecer aqui e estou ansioso pela corrida, quando as condições serão provavelmente semelhantes às que tivemos esta manhã. O apoio do público tem sido incrível, algo que nunca senti na minha vida, e todos nós queremos ir na corrida e dar-lhes motivos para sorrir”, encerrou o piloto chinês.