F1: Sauber multada por incidente perigoso no pit lane

A Sauber (Stake F1 Team) somou mais um capítulo em seus problemas com paradas nos boxes no GP da Austrália de Fórmula 1. A equipe suíça recebeu uma multa de € 5.000 dos comissários, por um incidente considerado perigoso.

Desde o início da temporada 2024, a equipe baseada em Hinwil vem sofrendo com paradas lentas e com problemas, tirando tanto Valtteri Bottas quanto Zhou Guanyu da briga pelos pontos na competitiva zona intermediária do grid.

Um defeito em peças novas utilizadas durante os pit stops é apontado como o culpado, e o chefe da equipe, Alessandro Bravi, confirmou no início do fim de semana em Melbourne, que uma solução ainda não havia sido encontrada.

Embora o incidente analisado pelos comissários não estivesse diretamente relacionado ao equipamento defeituoso, é possível traçar um paralelo com as dificuldades da Stake F1.

Durante a segunda parada de Bottas em Melbourne, uma porca de roda foi vista rolando pela via de rolamento do pit lane. Apesar de não pertencer a nenhuma das rodas instaladas em seu carro, tratava-se de um item sobressalente carregado por um mecânico para o caso de outra falha no pit stop.

O relatório dos comissários destacou: ‘Os comissários ouviram o representante da equipe e analisaram as imagens de vídeo. A equipe perdeu o controle de uma porca de roda durante um pit stop, causando uma situação potencialmente perigosa na via de boxes durante a corrida’, encerra o comunicado.