A Sauber (Stake F1 Team) respirou aliviada no GP do Japão de Fórmula 1. Após sofrer com péssimas paradas nos boxes nas três primeiras corridas do ano, o diretor de corrida da equipe, Xevi Pujolar, se mostrou satisfeito com o desempenho do time em Suzuka.
Mesmo com o abandono de Zhou Guanyu por problemas no câmbio, Valtteri Bottas conseguiu brigar na parte intermediária do pelotão, terminando em 14º. Um problema de hardware prejudicou as paradas da Sauber nas primeiras corridas, mascarando o verdadeiro ritmo do carro e impedindo a luta por pontos, enquanto a equipe é uma das três que ainda não pontuou no campeonato.
Devido a uma mudança na suspensão dianteira para 2024, a Sauber não pôde voltar aos equipamentos anteriores, sendo forçada a buscar uma nova solução para um problema que não foi detectado nos testes de pré-temporada.
Mesmo com paradas mais lentas que a média no Japão, Pujolar destacou o progresso. “Se você olhar para onde estávamos nas primeiras corridas, hoje eu fiquei feliz com os boxes. Sabemos que alguns times estão mais rápidos, mas é um trabalho em andamento”, disse ele.
Tanto Pujolar quanto Bottas defenderam o time de box nas últimas semanas, ressaltando que eles estão fazendo tudo corretamente e que não há nada errado com o desempenho deles.
Apesar do revés com Bottas perdendo posições no pit stop durante uma briga por pontos, Pujolar preferiu focar nos aspectos positivos. “No geral, eu diria que fizemos um grande progresso. Não tivemos um desastre. As paradas foram confiáveis. Agora, a prioridade é a consistência. Depois, buscaremos velocidade e performance”, finalizou.