F1: Sauber confiante com melhora de ritmo

A Sauber (Stake F1 Team) perdeu uma vaga no Q2 por uma margem mínima na sessão de classificação para o GP de Miami de Fórmula 1, com Valtteri Bottas terminando 0,010s fora do tempo limite de Fernando Alonso, estabelecendo o 16º tempo mais rápido na sessão. Em uma sessão complicada no implacável Autódromo Internacional de Miami, o companheiro de equipe, Zhou Guanyu, teve sua última tentativa arruinada pelo trânsito e foi 20º no final do Q1. Ele largará em 19º lugar amanhã, devido a uma penalidade no grid para Daniel Ricciardo.

Alessandro Bravi, chefe da equipe: “Aproveitamos a corrida Sprint de forma positiva hoje, pois melhoramos o equilíbrio do carro e demos um bom passo à frente em comparação com o início do fim de semana. A equipe conseguiu resolver a falta de ritmo nas curvas de baixa velocidade que vimos ontem, e embora seja difícil ultrapassar em uma corrida Sprint, pois é comum ficar preso em um trem DRS, e vimos que nosso ritmo de corrida permitiu que ambos os pilotos para lutar com seus concorrentes diretos. Zhou conseguiu ficar à frente de George Russell durante toda a corrida sem sofrer nenhuma ameaça particular do piloto da Mercedes. A sessão de classificação provou ser mais difícil para nós hoje, embora o equilíbrio do carro fosse bom, ambos os pilotos enfrentaram muito tráfego na última volta no setor 1, o que os impediu de passar para o Q2. No entanto, continuamos positivos quanto ao equilíbrio do nosso carro e ao comportamento dos pneus e começamos com a determinação de lutar por pontos”, concluiu.

Bottas: “Nada aconteceu conosco durante a Sprint esta manhã. Fiquei preso em um trem de DRS logo após a largada e isso não deixou muito espaço para progredir ao longo das voltas. Usamos a Sprint para maximizar a nossa aprendizagem em termos de ajuste, para estarmos preparados para a sessão de classificação e para o GP. A mudança de ajuste resultante fez a diferença e o carro definitivamente se comportou muito melhor esta tarde. Tivemos uma primeira volta limpa, mas infelizmente tivemos falta de sorte mais uma vez com algum tráfego na segunda volta. Ainda assim, fizemos uma melhoria decente durante o final de semana até agora e chegamos muito perto do limite no Q2, perdendo apenas por um centésimo. Em suma, ainda temos muito que jogar na corrida e nosso ritmo foi decente, e tenho certeza de que, com um começo forte e uma boa estratégia, podemos nos colocar na disputa por pontos”, acrescentou.

Zhou: “A corrida Sprint foi bastante tranquila para mim. Largar em 17º significa que fiquei preso em um trem DRS onde era muito difícil ultrapassar, mas conseguimos aproveitar ao máximo os erros dos outros. No entanto, vimos um progresso promissor em comparação com onde começamos o fim de semana em termos de ritmo de corrida. Esta tarde, infelizmente, a sessão de classificação terminou mais cedo do que esperávamos, deixando-me no final do grid para a corrida de domingo. Não consegui fazer minha última volta com muitos carros tentando proteger suas posições, e até tive que ficar lado a lado com Oscar (Piastri) na curva um, o que me custou um tempo valioso. Se tivéssemos conseguido uma volta final limpa, poderíamos ter conseguido lutar pelo Q2. Embora o ritmo para voltas únicas não estivesse lá, a equipe continuará trabalhando duro e tenho certeza de que nosso ritmo de corrida nos permitirá recuperar algumas posições durante o GP no domingo, onde os fãs verão algumas ultrapassagens emocionantes”, encerrou o piloto chinês.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de Miami ‘in loco’ com os jornalistas Victor D. Berto e Rodrigo França.