Na emocionante corrida do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 de 2024, Carlos Sainz, da Ferrari, capitalizou sobre um problema de freio que forçou a retirada de Max Verstappen, garantindo sua terceira vitória na carreira. Charles Leclerc assegurou o segundo lugar, resultando em uma dobradinha para a Ferrari, algo que não acontecia desde o início da temporada de 2022 no Bahrein.
Lando Norris, da McLaren, alcançou o terceiro lugar, marcando o melhor resultado da equipe em Albert Park desde 2014. O fim de semana também foi marcado pela substituição de Logan Sargeant por Alex Albon, que utilizou o chassi FW46 de Sargeant após um acidente na sexta-feira, e Zhou Guanyu, que iniciou a corrida dos boxes.
Com a ameaça de desgaste rápido dos pneus, a maioria dos pilotos optou pelo composto Médio, enquanto Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo escolheram o composto Macio; Fernando Alonso e Nico Hulkenberg preferiram o Duro. A Pirelli antecipou que a estratégia ótima seria de duas paradas.
Verstappen e Sainz largaram juntos, com o holandês mantendo a liderança. No entanto, Sainz logo assumiu a ponta aproveitando-se de um problema no freio traseiro direito do carro de Verstappen, que acabou abandonando a corrida. Isso encerrou a chance de Verstappen igualar seu próprio recorde de 10 vitórias consecutivas.
Mercedes optou por uma estratégia arriscada com Hamilton iniciando com os pneus Macios para ganhar posições, mas ele enfrentou problemas para aquecer os compostos Duros após a troca, resultando em uma saída de pista na curva 1. Posteriormente, Hamilton reportou uma falha na unidade de potência e abandonou a corrida.
Um Virtual Safety Car foi acionado devido ao carro parado de Hamilton, proporcionando uma parada de boxe com menor perda de tempo para Alonso, que voltou à pista em quinto. Leclerc foi instruído a manter a posição atrás de Sainz, e a estratégia de uma única parada de Russell foi abandonada quando ele fez sua segunda parada na volta 45, voltando à pista em sétimo.
Russell acabou abandonando após um acidente, deixando a Mercedes sem pontos. Sainz cruzou a linha de chegada em primeiro, com Leclerc em segundo e Norris completando o pódio, dando à McLaren seu primeiro pódio da temporada. Piastri terminou em quarto, seguido por Perez em quinto, em uma corrida decepcionante para a Red Bull.
Esta vitória de Sainz encerra a série invicta da Red Bull e Verstappen, destacando a competitividade da Ferrari nesta temporada.
Horas depois da bandeira quadriculada, os comissários esportivos concluíram que Alonso reduziu a sua velocidade deliberadamente mais cedo, influenciando Russell, que vinha logo atrás, a sofrer um acidente. O piloto espanhol foi punido com a adição de 20 segundos ao seu tempo final de prova, derrubando-o da sexta para oitava posição, promovendo Lance Stroll e Yuki Tsunoda.
A Fórmula 1 volta à ação em duas semanas com o GP do Japão.
Confira o resultado do GP da Austrália:
1) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
2) Charles Leclerc (Ferrari)
3) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
4) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
5) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
6) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
7) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
8) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) *
9) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
10) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
11) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
12) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT)
13) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
14) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
15) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
16) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
17) George Russell (Mercedes)
OUT) Lewis Hamilton (Mercedes)
OUT) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
OUT) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
* punido com a adição de 20 segundos ao seu tempo de prova por ter influenciado no acidente de George Russell