F1: Sainz prefere aprender com um carro mais rápido e menos confiável

Carlos Sainz afirmou que a Ferrari deve priorizar o desenvolvimento do ritmo de corrida, em detrimento da confiabilidade para a temporada 2024 da Fórmula 1. A equipe italiana sofreu com problemas de confiabilidade ao longo de 2023, mas Sainz acredita que é mais importante aprender com um carro mais rápido, mesmo que isso signifique sacrificar alguns resultados no curto prazo.

Quando perguntado se gostaria de ver a confiabilidade se tornar a prioridade número um da Ferrari em 2024, Sainz respondeu: “100%. Ao mesmo tempo, prefiro uma equipe que demonstre progresso em termos de ritmo. Certamente, se quisermos ser um pacote completo, precisamos melhorar a forma como chegamos ao final da temporada (em termos de peças).”

Sainz teve uma sequência de falta de sorte nas últimas duas corridas, incluindo seu carro atingindo uma tampa de bueiro solta em Las Vegas, o que destruiu seu chassi e causou um atraso de quatro horas na ação da pista. Ele também bateu nos primeiros dez minutos do TL2 em Abu Dhabi na curva 3, enquanto um erro de estratégia na sessão de classificação o forçou a partir do fundo do grid na corrida.

O espanhol, que é o único piloto fora da Red Bull a vencer uma corrida em 2023 (o GP de Singapura), acredita que as pessoas não devem julgar a Ferrari apenas pelas duas últimas corridas.

“Foi um ano decente para mim, acho que tivemos um ano mais consistente”, disse Sainz. “Não estou feliz com as duas últimas corridas, acho que tivemos uma temporada muito mais forte do que o que esses dois últimos finais de semana demonstraram. A maneira como tudo deu errado para mim nessas duas últimas corridas foi um tanto dramática, mas é o que é, às vezes é assim. Normalmente o final da temporada é meu ponto forte, mas este ano não foi assim. Precisamos nos sentar, analisar o que eu poderia ter feito melhor nas últimas duas corridas e voltar com força no próximo ano”, encerrou o piloto espanhol.