F1: Sainz é mais rápido em chuvoso treino livre único do GP da Bélgica

Carlos Sainz liderou a sessão de treino livre única do GP da Bélgica da F1. No molhado ensaio realizado na manhã desta sexta-feira (28), o piloto fez a melhor volta com as condições complicadas para fechar como o mais rápido do pelotão.

Antes do início das atividades, a principal notícia da manhã foi a punição de Max Verstappen. A Red Bull optou por trocar a caixa de câmbio do holandês, sua quinta mudança e, portanto, recebe uma penalização de cinco posições no grid de largada para a corrida do domingo.

Para a sessão única de treino livre em Spa-Francorchamps, a previsão era de tempo molhado. Os ensaios da Fórmula 3 e Fórmula 2 aconteceram debaixo de chuva e instantes antes da F1 ir para a pista, o asfalto estava bastante molhado, trazendo desafio extra para os pilotos.

Luzes apagadas e treino livre começado na Bélgica. Por conta das condições bastante complicadas, os competidores não deixaram de imediato os boxes. A dupla da Williams saiu com pneus intermediários, enquanto Lewis Hamilton, que treinou largada, calçou o de condições molhadas.

Aos poucos, mais nomes começavam a aparecer na tabela em voltas de instalação. George Russell, Yuki Tsunoda, Daniel Ricciardo e Lance Stroll também vinham sentir as condições nos primeiros momentos – a chuva caía incessantemente  em Spa.

O primeiro tempo que apareceu na sessão foi o de Alexander Albon, que virou 2min08s394 – pouco depois, o piloto travou os pneus e passou reto na curva, indo para a área de escape, mas sem sofrer qualquer problema.

Enquanto isso, Hamilton recebe a informação dos engenheiros pelo rádio de que a chuva estava mais forte na área do pitlane.

A precipitação aumentou e apertou em Spa-Francorchamps e, com pouco menos de 15 minutos de treino rodados, a maioria dos pilotos estava nos boxes. A ordem na tabela era Albon, Tsunoda, Hamilton, Russell e Guanyu Zhou completando os cinco primeiros.

Aos poucos, mais pilotos vão saindo para testar o asfalto belga. No momento, estavam rodando Carlos Sainz, Sergio Pérez e Lando Norris, todos com pneus de chuva extrema.

Com 2min08s148, Charles Leclerc saltou para a primeira posição, batendo Albon por 0s246 – vale destacar que o titular da Williams havia feito seu tempo com pneu intermediário. Pouco depois, Pérez jogou o anglo-tailandês para terceiro.

Os tempos começavam a cair a medida que os pilotos fechavam as voltas, apesar de condições complicadas. Calçando o composto intermediário, Norris fez 2min04s484, pulou para a ponta e foi impressionantes 3s664 mais rápido que o monegasco da Ferrari.

As condições vinham cobrando seu preço para os competidores, que vinham escapando cada vez mais. Checo escorregou na curva 15, Zhou travou os pneus e teve de passar pela área de escape e, pouco depois, Logan Sargeant escapou e bateu contra o muro de proteção, obrigando uma bandeira vermelha.

Os pilotos já estão com ponto bastante limitado na pista por conta do formato do final de semana de Sprint, o que dá apenas um treino livre antes da classificação para o GP. Portanto, essa interrupção acaba também atrapalhando os ajustes para a prova.

Com mais 22 minutos ainda no relógio, mas ainda em bandeira vermelha, Sainz, Piastri, Norris, Leclerc e Pérez estavam nas cinco primeiras colocações. Enquanto isso, Verstappen ainda não havia marcado uma volta rápida.

O período de bandeira vermelha foi encerrado, mas, no momento, não havia nenhum carro no traçado. Apenas cinco nomes ainda não haviam marcado volta – Sargeant, Lance Stroll, Pierre Gasly, Esteban Ocon e Verstappen.

Restando dez minutos, apenas Fernando Alonso e Stroll estavam na pista, que levantava muito spray das condições. Max deixou os boxes com pneus intermediários, deu uma volta de instalação e logo retornou ao pitlane. Pouco depois, o engenheiro de Fernando falou da chuva excessiva e pediu para retornar à garagem.

Tempo encerrado e Sainz ficou com a primeira posição da tabela ao cravar 2min03s207. Piastri, Norris, Leclerc, Pérez, Albon, Tsunoda, Kevin Magnussen, Ricciardo e Nico Hülkenberg completaram as dez primeiras posições.

F1 2023, GP da Bélgica, treino livre, resultado:

1) Carlos Sainz Jr. (Ferrari), 2’03.207
2) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), 2’03.792
3) Lando Norris (McLaren/Mercedes), 2’04.484
4) Charles Leclerc (Ferrari), 2’08.148
5) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT), 2’08.240
6) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 2’08.394
7) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT), 2’09.067
8) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), 2’09.229
9) Daniel Ricciardo (AlphaTauri/Honda RBPT), 2’09.319
10) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari), 2’10.042
11) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), 2’10.283
12) Lewis Hamilton (Mercedes), 2’10.299
13) George Russell (Mercedes), 2’10.475
14) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari), 2’12.085
15) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari), s/tempo
16) Logan Sargeant (Williams/Mercedes), s/tempo
17) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), s/tempo
18) Pierre Gasly (Alpine/Renault), s/tempo
19) Esteban Ocon (Alpine/Renault), s/tempo
20) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), s/tempo