Com a Red Bull dominando a temporada 2023 da Fórmula 1, a busca por estratégias para superá-los em 2024 é prioridade para todas as outras equipes. Carlos Sainz, da Ferrari, revelou que, além do claro foco em Max Verstappen, seu radar de análise inclui nomes como Lando Norris, seu ex-companheiro de McLaren.
Norris teve sua melhor temporada até agora em 2023, conquistando sete pódios com um MCL60 significativamente aprimorado ao longo do ano. Segundo Sainz, o britânico é uma fonte valiosa de conhecimento para seu próprio desenvolvimento.
“Sempre há pilotos fazendo coisas diferentes nas câmeras on-board”, afirmou Sainz em entrevista ao DAZN. “Obviamente, sempre olho para Max, pois ele é quem geralmente está mais rápido para tentar me aproximar do que ele está fazendo, mas também olho muito para Lando. Sei o quão bom ele é, as diferentes coisas que ele tende a fazer em cada circuito. Lewis Hamilton e George Russell também são dois grandes pilotos. Claro, também Charles (Leclerc), porque ele é meu companheiro de equipe. E Fernando Alonso, mas especialmente suas performances de corrida.”
O piloto da Ferrari, ressaltou sua vitória em Singapura como o grande destaque de sua temporada em 2023. O espanhol comparou a emoção dessa conquista ao seu primeiro triunfo em Silverstone em 2022, destacando a diferença entre a realização de um sonho e a confirmação de potencial contra um rival dominante.
“Se tivesse que definir a temporada em uma palavra, diria Singapura,” afirmou Sainz com um sorriso. “Estava andando muito rápido, mesmo sem voltas perfeitas. Estava extraindo todo o meu potencial. E sabia que na última volta do Q3, andando tão rápido como estava, poderia fazer a pole position. E então na corrida tudo correu perfeitamente, isso te dá uma felicidade, uma satisfação com você mesmo, que poucas coisas te dão. E como em Singapura, nunca me senti mais realizado, mais satisfeito com o desempenho de um fim de semana”, acrescentou.
“A vitória em Silverstone em 2022 é mais emocional, aquela em que você realiza um sonho, que é vencer um GP na F1. A vitória de Singapura em 2023 é mais como a satisfação de ter feito tudo perfeito. Houve praticamente uma ou duas oportunidades de vencer a Red Bull nesta temporada. Uma foi Singapura e a outra foi Las Vegas. Em Singapura a oportunidade se apresentou e nós a agarramos. Não perdemos. E isso me orgulha de mim mesmo e da equipe também. Saber que quando houve oportunidades, nós as aproveitamos”, encerrou o espanhol.