F1: Sainz brilha, mas futuro ainda é incerto

O pai do piloto da Ferrari, Carlos Sainz, o multicampeão de Rally, Carlos Sainz Sr., confessou estar preocupado com o futuro do filho na Fórmula 1. Sainz vem impressionando na temporada atual, superando inclusive o companheiro de equipe, Charles Leclerc, mas já sabe que será substituído por Lewis Hamilton a partir de 2025.

“Acho que por estar saindo da Ferrari, ele ficou mais relaxado”, afirmou o ex-piloto Vitaly Petrov. “Sainz está motivadíssimo para mostrar sua velocidade e conseguir a melhor oferta para o ano que vem”.

Enquanto isso, o chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, defende a escolha de Leclerc para dividir a garagem com Hamilton. “Charles é um lutador. Não é motivo para ficar feliz quando o companheiro está na frente, mas ele terminou a sessão de classificação no Japão a apenas um décimo do segundo pelotão. Não é um desastre”.

O próprio Leclerc afirma que a dificuldade não está na performance, mas em aquecer os pneus para a volta rápida. “É estranho porque sempre fomos fortes nas sessões de classificação. Só estou com problemas para aquecer os pneus ultimamente”.

Sainz, de 29 anos, é cotado para Red Bull, Mercedes e também para a Sauber, que agora pertence à Audi e será equipe de fábrica da montadora alemã a partir de 2026. “As pessoas já sabem que estou disponível e que sou rápido”, disse Sainz para jornais espanhóis. “É uma pena não continuar na Ferrari, considerando o bom entrosamento com mecânicos e engenheiros. Isso me deixa um pouco irritado. Por outro lado, abre portas para lutar pelo campeonato em outra equipe, algo que buscamos há anos na Ferrari. É hora de tomar decisões importantes, saber quais opções existem”, completou.

O pai de Sainz acompanhou o filho nas etapas iniciais da temporada, ajudando na busca por oportunidades para 2025. No entanto, ele se ausentou do GP do Japão por conta de um Rally na Trans-Ibéria.

“Ele está muito forte, sim, mas ainda não sabemos o que vai acontecer com o futuro dele. É isso que mais me preocupa. Pelo menos Carlos está mandando mensagens muito boas, e esperamos que tenham efeito”, disse Sainz Sr. sobre o filho.

Questionado sobre a decisão da Ferrari de optar por Leclerc ao invés de Sainz, Sainz Sr. se esquivou: “Logicamente, a decisão não foi minha e não acho que seja apropriado comentar sobre isso”, encerrou.