F1: Sainz analisa briga pelo título após GP de Mônaco

Carlos Sainz acredita que a Red Bull Racing siga favorita para conquistar os dois títulos na Fórmula 1 em 2024, mas vê Ferrari e McLaren com chances de atrapalhar o domínio da equipe austríaca.

A Red Bull começou a temporada como a equipe a ser batida, após um recorde em 2023 com 21 vitórias em 22 corridas. No entanto, a vantagem da Red Bull diminuiu bastante esse ano, com Ferrari e McLaren obtendo vitórias nas oito primeiras provas.

Sainz afirmou que a Red Bull ainda é referência em pistas convencionais, mas acredita que Ferrari e McLaren estão próximas.

“Meu senso comum me diz que a Red Bull ainda deve ser favorita em pistas normais”, disse Sainz. “Domínio, como vimos no ano passado, espero que não. Mas favoritos, sim. E então será uma luta muito acirrada com a McLaren e conosco. Acho que estamos todos os três em um nível muito semelhante.”

“Nossas últimas referências em pistas normais são Ímola e Miami. Nessas duas corridas, parecemos estar meio décimo atrás da McLaren e talvez um décimo ou dois atrás da Red Bull. Qualquer pequeno progresso, qualquer pequena atualização no carro pode nos levar a uma vitória em corrida”, acrescentou.

Sainz concorda com a avaliação do chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, de que os erros da Red Bull na sessão de classificação em Mônaco, mostram o que pode acontecer quando a equipe é pressionada.

“Estar a apenas 24 pontos da Red Bull no campeonato de construtores, mostra que quando os colocamos sob pressão, as coisas também podem acontecer com eles. Max cometeu um erro na segunda tentativa do Q3 e Checo (Sergio Perez) caiu no Q1. Só precisamos estar lá para mostrar que esses erros também podem acontecer com a Red Bull”, disse ele.

Sainz acredita que a Ferrari terá chances em algumas pistas, assim como a McLaren. “Acho que a Red Bull ainda será favorita em pistas normais, como Barcelona, mas não acho que eles vão dominar como antes. E acho que isso é uma boa notícia para o campeonato”, completou o espanhol.