O CEO da McLaren, Zak Brown, prevê que a iminente saída de Adrian Newey da Red Bull seja o “primeiro dominó a cair” na equipe, potencialmente desencadeando uma série de mudanças. A saída de Newey, prevista para 2025, encerra uma trajetória de quase duas décadas na qual ele foi peça fundamental na conquista de 13 títulos pela equipe.
Brown comentou que, considerando a integridade de Newey e os recentes tumultos dentro da Red Bull, incluindo uma investigação sobre o comportamento do chefe de equipe, Christian Horner, não foi surpresa que Newey decidisse partir. “Dado tudo que aconteceu desde o início do ano e conhecendo Adrian bem, ele é uma pessoa de muita integridade. Não estou surpreso que ele esteja seguindo em frente”, disse Brown.
O CEO da McLaren também mencionou que a saída de Newey poderia ser o início de mais mudanças, indicando que já recebeu vários currículos de indivíduos que desejam deixar a Red Bull. “É provavelmente o primeiro dominó a cair. Minha suposição é que não será o último, considerando os currículos que estão circulando”, afirmou.
Brown expressou confiança na equipe técnica da McLaren, destacando o progresso feito desde o segundo semestre do ano passado. “Estamos em uma jornada para voltar ao topo. Acredito que temos as pessoas, o talento, o equipamento e os pilotos para chegar lá. Vamos manter o curso”, declarou.
Embora não descarte a possibilidade de Newey retornar à McLaren, onde trabalhou de 1997 a 2005, Brown reafirmou sua satisfação com a liderança técnica atual da equipe. “Adrian adicionaria valor a qualquer equipe de corrida com seu currículo e histórico. Mas estamos muito felizes com a trajetória em que estamos”, concluiu.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Miami ‘in loco’ com os jornalistas Victor D. Berto e Rodrigo França.