F1: Saiba o que é flow-vis, tinta fluorescente usada em testes

A F1 está no Bahrein nesta semana realizando três dias pré-temporada antes do começo definitivo de 2024. Na pista em Sakhir, pilotos e equipes têm a oportunidade de testar pela primeira vez os carros do campeonato e ajustar tudo antes da primeira etapa do calendário.

Inclusive, durante os dias de testes, os times usam diversos recursos para ajustarem os componentes pensados ao longos dos meses. São medidas como os rakes e as pinturas para testes aerodinâmicos.

O flow-vis, como é chamada a tinta fluorescente usada nos carros, é colocada em determinados pontos do equipamento. Com isso, é mais fácil para se observar a passagem de ar e o fluxo durante as voltas, já que as gotas acabam “escorrendo para trás”.

A tonalidade muda de acordo com o time, mas normalmente o tom é verde-amarelado. E isso não é tudo, já que algumas equipes usam componentes especiais que só é possível ver através da luz negra e, assim, escapam aos olhos dos adversários.

Portanto, na F1, quando se é usado o flow-vis, é como se o carro estivesse dentro do túnel de vento, mas dessa vez com a aplicação na ‘vida real’. Isso ajuda os técnicos a observarem a aerodinâmica através de maneira prática ao invés de apenas usando números.