George Russell surpreendeu ao declarar seu apoio à contratação de Max Verstappen pela Mercedes para a temporada 2025 da Fórmula 1. O jovem piloto britânico encara a possível chegada do holandês como uma oportunidade de crescimento.
Enquanto a vaga de Lewis Hamilton, que vai para a Ferrari no próximo ano, segue em aberto, o nome de Verstappen ganha força nos bastidores da equipe alemã. Questionado sobre a possibilidade de ter o holandês como companheiro, Russell se mostrou entusiasmado.
“Seria ótimo”, afirmou Russell antes do GP de Miami. “Chegar na Mercedes em 2022 depois dos anos lendários de Lewis foi um desafio enorme. Acredito em mim e sei que preciso competir contra os melhores para mostrar meu potencial.”
Russell valoriza a experiência que teve dividindo a garagem com Hamilton. “Nos últimos três anos, Lewis foi um companheiro fantástico. Ele é um piloto incrível e nos pressionamos mutuamente toda semana. Por isso, eu daria boas-vindas a Max. Quero competir contra o melhor para provar do que sou capaz. Vamos fazer isso acontecer”, disse o britânico.
A Mercedes corre contra o tempo para encontrar um substituto para Hamilton. Apesar do carro pouco competitivo nesta temporada, a contratação de Verstappen não parece estar descartada. A equipe estaria disposta a pagar um valor recorde para convencer o holandês de 26 anos, mas o dinheiro não é o fator principal para o piloto.
Para Verstappen, o desempenho é a prioridade, especialmente pensando em 2026. Novas regras para chassis e motores serão implementadas na Fórmula 1 naquele ano. A Mercedes se adaptou de forma impressionante às mudanças anteriores de motores em 2014, e isso pode atrair Verstappen caso a equipe de Brackley consiga repetir o feito.
Toto Wolff, chefe da Mercedes, já declarou que Verstappen é o candidato número um da equipe. Porém, Andrea Kimi Antonelli também está na lista para substituir o heptacampeão em 2025. A jovem promessa italiana de 17 anos fez sua estreia na Fórmula 2 na atual temporada e vem sendo preparado para a F1 com testes em carros antigos da Mercedes, mesmo não tendo apresentado resultados muito consistenes na F2.
Russell acompanha de perto o desempenho do pupilo da Mercedes. “Ouvi dizer que ele está indo bem (nos testes). É difícil ter uma referência quando corre sozinho. Para ele, o importante é ganhar experiência. Não há dúvida de que ele será piloto da Mercedes em algum momento, mas só o tempo dirá quando. É um grande piloto, venceu tudo nas categorias de base, então não tem porque não vê-lo na Fórmula 1.”
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Miami ‘in loco’ com os jornalistas Victor D. Berto e Rodrigo França.