F1: Ricciardo critica Stroll após acidente na China

O piloto da RB, Daniel Ricciardo, criticou duramente Lance Stroll da Aston Martin pelo toque que arruinou seu GP da China de Fórmula 1, afirmando que o rival estava a ‘quilômetros de distância’ em sua avaliação da situação.

Ricciardo superou o companheiro de equipe Yuki Tsunoda durante todo o final de semana, e ocupava a nona colocação quando a corrida ia recomeçar após o período de Safety Car.

No entanto, com os carros se agrupando na curva 14 (hairpin) para a relargada, Stroll colidiu na traseira da RB de Ricciardo durante a freada, causando danos significativos no assoalho do carro do australiano.

Com o carro danificado, Ricciardo caiu para o fundo do pelotão na relargada e posteriormente abandonou a prova. Stroll recebeu uma punição de dez segundos pelo toque.

Ricciardo condenou a atitude de Stroll, que acabou com sua chance de conquistar pontos importantes, e se mostrou confuso com o fato do canadense não estar focado nos carros à frente.

“É uma relargada, então não sabemos o que o líder vai fazer”, disse Ricciardo. “Então você precisa estar o mais atento possível e preparado para qualquer situação. Eu podia ver que a freada estava ficando apertada no hairpin, então todo mundo estava reduzindo a velocidade.”

“Mas pelo forte impacto que ele me deu, praticamente colocando metade do carro dele debaixo do meu, não foi uma pequena falha de julgamento. Ele estava a quilômetros de distância. Então, para mim, isso não é desculpa”, acrescentou.

“O que é frustrante é que eu assisti ao onboard dele, e ele nem estava olhando para mim. Dá para ver pelo capacete que ele está olhando para o ápice da curva. Não sei por que ele não estava olhando para o carro da frente, a menos que seus olhos estejam com algum problema. Parecia que ele não estava me vendo. Acho que isso explica a força do impacto. Ele estava claramente focado em outra coisa”, finalizou o australiano.

Apesar de ter se recuperado de suas dificuldades iniciais para ter um fim de semana mais promissor, Ricciardo reconheceu que seu abandono precoce foi outro golpe para ele e a RB na temporada de 2024.