F1: Reviravolta da McLaren em 2023 influenciou renovação de Norris

Norris destaca a recuperação da McLaren como fator chave para sua decisão de permanecer na equipe

Lando Norris destacou que a reviravolta da McLaren ao longo de 2023 teve um papel fundamental em sua decisão de se comprometer a longo prazo com a equipe de Fórmula 1. A McLaren anunciou na sexta-feira (26) que Norris assinou uma extensão de contrato de longo prazo para permanecer na equipe além de 2025.

Após um início de temporada difícil, a McLaren se recuperou com uma série de atualizações ao longo do ano, impulsionando a equipe à disputa, com Norris conquistando sete pódios. Norris expressou suas ambições e paixão, dizendo: “Há o meu lado que quer ser campeão mundial e também o lado que faz isso porque é o que eu sempre amei fazer. Sempre tenho que ter essas coisas em mente, e claro, nos últimos anos, houve muitos momentos difíceis. Ainda assim, eu curti, gostei de fazer parte de onde estou e trabalhar com as pessoas com quem trabalho.”

Norris refletiu sobre a importância do ambiente e resultados da equipe na sua decisão: “Mas de vez em quando, você tem que se perguntar ‘este é o lugar para alcançar meu próximo objetivo, ser o campeão mundial?’ Sempre houve essas pequenas discussões que tive com minha equipe e coisas do tipo, mas com a maneira como viramos as coisas e como Andrea [Stella] virou as coisas, como todo o ambiente está aqui atualmente, isso é algo grande que pende para o lado da McLaren. Também é baseado em resultados – se não conquistássemos pódios e tivéssemos um ano tão ruim quanto o último [2022], haveria ainda mais dúvidas se eu deveria esperar até 2025 e ver o que acontece.”

Norris também destacou sua confiança na equipe e nos próximos anos: “Mas com o que aconteceu e o que acredito que temos vindo, e a confiança que tenho na equipe para os próximos dois anos, e entrando numa renovação em 2026 quando tantas coisas mudam, realmente não há muitas outras coisas que você pode ter garantidas ou certezas com qualquer equipe. Então, ao mesmo tempo, volta a ser onde serei mais feliz? E onde estou mais confiante de que posso conquistar um campeonato mundial? Se você tivesse me perguntado no início do ano passado, talvez não fosse a McLaren. Mas agora acho que estou mais confiante do que nunca em dizer que será a McLaren.”

A extensão do contrato de Norris ocorre com duas temporadas restantes no acordo que ele assinou no início de 2022, mas ele explicou que estava ansioso para não ter qualquer pressão interna ou externa sobre seu futuro. Norris concluiu: “Estou em uma boa posição, não é algo com que quero me preocupar nos próximos anos. Sempre houve essas discussões sobre nosso futuro, e acho que é um momento muito bom, especialmente quando chegar a alguns anos em que as coisas começarão a ficar um pouco mais loucas com os contratos de todos e as pessoas potencialmente mudando de equipe e coisas assim. E apenas indo para 2026, e aqueles anos das novas regulamentações e tudo, não é algo que eu ou a equipe queremos pensar, ou focar, ou gastar tempo em um par de anos tão importantes. Simplesmente porque posso, estou confortável, estou feliz onde estou, a equipe está feliz comigo, então é uma decisão fácil.”