F1: Red Bull surpreende com pole de Verstappen

A Red Bull Racing teve um desempenho que surpreendeu a todos na sessão de classificação para o GP da Emília-Romanha de Fórmula 1, pelo menos com Max Verstappen, que consquistou a pole position, depois de ter tido dificuldades com o carro durante os treinos livres. Já Sergio Perez comenteu um erro e nem chegou a entrar no Q3, e vai largar apenas em P11.

Christian Horner, chefe da equipe: “Foi um sábado excelente aqui em Ímola, principalmente depois das dificuldades de ontem. A equipe fez um ótimo trabalho durante a noite, com todos em Milton Keynes trabalhando até altas horas no simulador. Max teve que entregar e ele realmente tirou tudo da bolsa com um ótimo desempenho, e você pode dizer o quanto significou para ele estar na pole hoje. São oito poles seguidas, igualando o grande Ayrton Senna e fazendo isso aqui em Ímola, tornando tudo ainda mais comovente. Checo (Perez) não teve tanta sorte e perdeu um pouco de tempo na primeira e na segunda chicanes, o que colocou alguma pressão no resto da volta. Ele recuperou algum tempo, mas infelizmente não foi o suficiente e ele perdeu por pouco o Q3. Temos tudo para jogar amanhã”, concluiu.

Verstappen: “Foi uma pole muito gratificante hoje e tudo acabou dando certo. Este fim de semana foi difícil e faltou ritmo e equilíbrio no carro, mas continuamos trabalhando nisso e tentando melhorar. Quando entramos na sessão de classificação, o equilíbrio do carro estava muito melhor, então foi uma grande recuperação. Honestamente, é uma pista fantástica e gostaria que tivéssemos mais delas no calendário. Foi inacreditável fazer uma volta rápida aqui. Há algumas pistas da velha escola que ainda temos no calendário que são realmente emocionantes e pelas quais me apaixonei quando comecei a assistir e correr na Fórmula 1. A McLaren parece forte, mas com as mudanças que fizemos no carro, deve estar melhor para a corrida de amanhã. Me sinto um pouco menos preparado do que gostaria para a corrida e não esperamos que seja fácil, mas vamos tentar. É especial e um momento de orgulho conseguir oito poles consecutivas, especialmente porque temos tido um fim de semana difícil. Foi um esforço de toda a equipe, mas conseguimos reunir tudo hoje e estou muito feliz”, acresentou.

Perez: “Não foi um fim de semana muito tranquilo no geral, brincamos bastante com o carro, mas não conseguimos maximizar na sessão de classificação. No Q1 minha volta não foi boa o suficiente e partimos para um novo jogo de pneus. Na minha última volta no Q2, faltou aderência traseira na curva 7 e travei as rodas, o que me custou dois décimos e meio, o que facilmente me colocaria no Q3, então acho que tínhamos ritmo para subir muito mais. Fizemos bons progressos com o carro, como Max mostrou, mas infelizmente da minha parte não tive a chance de mostrar isso no Q3. Veremos o que serei capaz de fazer amanhã, já que Ímola é uma das pistas mais difíceis de ultrapassar, mas espero que possamos ser fortes amanhã e o principal objetivo será minimizar os problemas que tive hoje e ter uma boa corrida”, finalizou o piloto espanhol.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP da Emília-Romanha, diretamente de Ímola, com o jornalista Rodrigo França.