F1: Red Bull confirma rumores e anuncia saída de Newey

O que era apenas especulação se tornou realidade: Adrian Newey não está mais na Red Bull. Nesta quarta-feira (1), após inúmeros boatos rodarem o paddock da F1, o projetista confirmou as especulações e deixa o time ao começo de 2025.

Na verdade, todo o processo da saída aconteceu de maneira relativamente rápida. Na última semana, a publicação alemã Auto Motor und Sport noticiou que o britânico já estava com desejo de sair da equipe alegando não estar mais feliz com o ambiente de trabalho interno.

Apesar de os motivos concretos não terem sido relevados, a razão principal indicada é a quebra no relacionamento com o chefe da Red Bull Christian Horner. No final do último ano, o dirigente chegou a dizer que a equipe não era dependente do trabalho de Newey, o que já indicava problemas.

Não se sabe ao certo quais serão os próximos passos de Adrian dentro da F1. O projetista foi apontado na Mercedes, mas um fator contra seria o fato de que Newey diz que levaria muito tempo até colocar a equipe multicampeã de volta aos trilhos da vitória.

Adrian Newey chegou na Red Bull ainda no início do projeto na F1, em 2006, vindo da McLaren. Junto com a escuderia austríaca, venceu os títulos de 2010 a 2013 tanto de pilotos, com Sebastian Vettel, quanto de Construtores. Em 2021, levou o caneco com Max Verstappen e em 2022 e 2023, sagrou-se campeão em ambos Mundiais.