F1: RB mais confiante no desempenho depois da corrida na Austrália

A equipe RB (Visa Cash App RB) apresentou um desempenho mais consistente no GP da Austrália de Fórmula 1, e isso resultou no P8 para Yuki Tsunoda e no P12 para Daniel Ricciardo.

Jody Egginton, diretor técnico: “Depois de algumas frustrações nos dois primeiros GPs, onde demos alguns sinais positivos, mas não conseguimos juntar tudo, é muito gratificante ter realizado uma corrida consistente aqui em Albert Park, com todo o trabalho duro na pista, em Bicester e Faenza sendo recompensado com pontos hoje. Yuki esteve forte durante todo o fim de semana aqui, terminando o trabalho com uma pilotagem muito madura e confiante na corrida, o que é muito gratificante de ver e algo que tenho certeza que o deixa muito feliz! O final de semana de Daniel foi menos simples, mas crédito para ele. Ele manteve a cabeça baixa e trabalhou duro junto com seus engenheiros para deixar o carro mais ao seu gosto. Embora o resultado não demonstre, há alguns bons sinais de progresso, que espero que possamos começar a capitalizar nos próximos eventos, com o objetivo de colocá-lo na disputa no pelotão intermediário. Olhando para os três primeiros GPs do ano, no geral, sinto que estamos construindo uma sólida compreensão do nosso carro e estamos ansiosos pela próxima fase da temporada. No entanto, com o pelotão intermediário muito apertado, estaremos focados em fazer com que cada atualização conte para construir resultados sólidos”, conlcuiu.

Tsunoda: “Finalmente, um resultado entre os dez primeiros, a equipe definitivamente merece e estou muito feliz! Fomos muito consistentes durante todo este final de semana e o carro ficou bom imediatamente, então tivemos que juntar tudo e fazer uma corrida limpa para marcar pontos nesse pelotão intermediário apertado, e conseguimos isso hoje. Não cometemos nenhum erro e é importante para a equipe e para mim termos essa confiança nas próximas corridas. Ter uma corrida limpa parece fácil, mas as duas últimas foram frustrantes para nós, por isso terminar em 8º hoje, depois de uma reestruturação produtiva, foi definitivamente merecido. A equipe fez um trabalho fantástico e posso ver que está melhorando significativamente a cada corrida. A diferença no carro entre a mesma época em Melbourne no ano passado e este ano é impressionante. A quantidade de trabalho que colocamos no carro foi enorme e definitivamente valeu a pena. Para ser honesto, a corrida não foi tão fácil porque outras equipes aumentaram bastante o ritmo, mas estou muito feliz por termos conseguido maximizar nosso desempenho, e feliz em saber que George (Russell) está bem. É uma ótima maneira para ir ao Japão (próximo GP do calendário), especialmente com esse resultado conquistado, e pelo menos posso dar alguma esperança aos fãs japoneses. Ainda não marquei nenhum ponto na F1 no meu GP em casa, mas o carro parece bom, então vamos tentar novamente este ano. Tenho me reiniciado todas as semanas e nosso carro tem estado muito consistente, o que é diferente em relação ao ano passado, então isso é um ponto forte. Quanto a mim, apenas aprendo com as corridas anteriores e me concentro no que posso fazer melhor para ajudar a equipe. Agora é hora de analisarmos, reiniciarmos e avançarmos novamente no Japão!”, acrescentou.

Ricciardo: “Depois da noite passada, deixei de lado a frustração antes da corrida. Tentei tirar o máximo proveito hoje e houve algumas boas passagens lá. Muitos pilotos pararam cedo como eu, mas largando do final do grid, tivemos que tentar algo. Acho que no primeiro trecho com o composto duro perdi um pouco de tempo, pois a granulação surgiu logo com o VSC, mas o segundo foi definitivamente mais competitivo. Consegui rodar em 1:21 como tempo de volta antes de receber algumas bandeiras azuis, então certamente houve alguns momentos bons e encorajadores ao longo da corrida. No entanto, acho que ainda nos faltam algumas coisas, como por vezes sinto vontade, e não estou tendo velocidade suficiente em algumas curvas. Obviamente, eu adoraria ter um fim de semana melhor e um início de temporada melhor, principalmente depois da preparação que tive antes. Porém, não há pânico, continuamos de olho e trabalhando juntos. Sinto que o carro em si não mudou muito desde o ano passado, é uma atualização, mas as características são muito semelhantes. Há alguma confiança nisso e não creio que tenhamos que mudar tudo, por isso encontraremos algo num dos próximos finais de semana para continuar a tendência positiva de desempenho”, finalizou o australiano.