F1: RB frustrada com abandono dos dois carros da equipe

A equipe RB ficou muito frustrada com o abandono dos dois carros no GP da China de Fórmula 1, devido a incidentes que não foram causados por Daniel Ricciardo ou Yuki Tsunoda.

Laurent Mekies, chefe da equipe: “É um domingo decepcionante para nós, com os dois carros retirados da corrida em incidentes separados, sobre os quais nossos pilotos nada puderam fazer. É doloroso, mas não temos outra escolha a não ser aceitar e seguir em frente. Numa nota positiva, e mesmo que o fim de semana tenha começado lento, todos têm trabalhado muito para recuperar ritmo suficiente para estar novamente na luta pelo P10. Daniel teve uma pilotagem muito forte durante todo o final de semana, especialmente hoje, lutando com Lewis (Hamilton) pouco antes do Safety Car ir para a pista. Foi um fim de semana mais complicado para Yuki. Iremos nos reagrupar com Daniel, Yuki e toda a equipe em Faenza e em Bicester, para analisarmos o fim de semana juntos e voltarmos mais fortes em Miami para mais uma batalha acirrada, e esperançosamente, um domingo menos frustrante”, concluiu.

Ricciardo: “Ganhei muito terreno no trecho antes do Safety Car, mas durante a relargada sofri uma grande pancada por trás (de Lance Stroll), o que deixou o carro bastante danificado. Decidimos abandonar, porque não parecia mais um carro de F1. É muito frustrante. Observei o onboard dele (Stroll) e parecia que ele nem estava olhando para mim, parecia que o capacete dele estava virado para o ápice da curva. Nunca saberemos o que poderia ter acontecido mais tarde na corrida, mas acho que estávamos em um bom lugar. Ser arruinado por outra pessoa me deixa frustrado e é aí que vem a decepção, porque hoje tive uma oportunidade e perdi. Acho que há muita decepção para todos na equipe. Quando voltei para a garagem, vi os mecânicos olhando os danos e eles ficaram tão desolados quanto eu. Acho que definitivamente tivemos um fim de semana melhor do ponto de vista de ritmo, e acho que a equipe pode sentir algum impulso e alguma mudança na temporada. Iremos para Miami e tentaremos continuar trabalhando nisso”, acrescentou.

Tsunoda: “É lamentável e frustrante como tudo acabou hoje. Fiquei feliz com a forma como progredi na corrida até ao contato com (Kevin) Magnussen. Depois do Safety Car, a largada foi boa e ganhei cinco posições, então sinto que maximizei o que podia fazer, mas o ritmo em si não melhorou tanto quanto queríamos. Temos escorregado mais do que os outros carros e a equipe tem se esforçado muito e me ajudado a resolver isso, mas no geral, esta semana não fomos capazes de mostrar nosso verdadeiro desempenho, e isso é uma pena. Veremos o porquê em Faenza e sei que, como equipe, voltaremos mais fortes em Miami. É uma pena que Daniel também tenha tido que abandonar porque teve um bom ritmo nessa corrida, por isso, como equipe, é frustrante que nenhum dos carros tenha terminado a corrida e não tenhamos conseguido marcar pontos”, encerrou o piloto japonês.