F1: RB conseguiu um ritmo decente em Mônaco

A RB mostrou que teve um ritmo decente neste sábado na sessão de classificação para o GP de Mônaco de Fórmula 1, com Yuki Tsunoda terminando em P9 e Daniel Ricciardo em P13.

Guillaume Dezoteux, chefe de desempenho: “Depois de uma sexta-feira consistente e da habitual análise noturna e trabalho de simulador, nosso plano era dedicar o TL3 à otimização dos pneus macios para a sessão de classificação. Sabíamos que a concorrência seria muito acirrada e que encontrar uma boa janela de tráfego era fundamental, especialmente no movimentado Q1 com vinte carros na pista. Engenheiros e mecânicos fizeram um ótimo trabalho ao sair na hora certa e encontrar boas posições no circuito. Fizemos voltas competitivas com o primeiro conjunto de pneus, mas ficou claro que a alta evolução da pista obrigaria todos a correr novamente. Durante o Q2, a situação foi novamente disputada e Yuki fez uma volta forte no segundo set de pneus garantindo o acesso ao Q3. O Daniel lutou um pouco mais com o equilíbrio do carro, mas ainda assim conseguiu superar (Lance) Stroll e ficar bem perto de Nico Hulkenberg, que é nosso foco no fim de semana. O Q3 foi definitivamente mais fácil no que diz respeito à gestão do tráfego, com apenas dez carros na pista. Yuki fez um ótimo trabalho ao garantir a oitava posição. É mais um Q3 para nós. Estamos em uma posição forte para amanhã. Agora é hora do nosso grupo de estratégia revisar os vários cenários de corrida, fazer muitas simulações e discutiremos e definiremos nosso plano final pela manhã. O objetivo é claro: trazer mais alguns pontos para casa”, concluiu.

Tsunoda: “Hoje foi muito mais difícil do que o esperado, mas aumentamos bastante o ritmo e conseguimos melhorar volta a volta em todas as sessões do Q1 ao Q3. O Q1 foi um pouco difícil, considerando o ritmo que tivemos nos treinos livres, mas conseguimos aproveitar cada milissegundo do carro. Foi super intenso, um erro é um grande prejuízo aqui. Senti um pouco de pressão, mas ao mesmo tempo gostei, consegui manter a mente tranquila e extrair o desempenho do carro. Amanhã vai ser complicado, é difícil ultrapassar aqui, por isso a largada é muito decisiva e o principal é fazer uma corrida limpa. O ritmo é bom, então só temos que extrair todo o desempenho do carro. No geral, como equipe, fizemos um trabalho fantástico e consistente esta semana. Terminar em 8º é uma sensação agradável e definitivamente especial aqui”, acrescentou.

Ricciardo: “Hoje foi um dia difícil. A sessão de classificação é muito importante aqui em Mônaco e é difícil largar fora dos dez primeiros para a corrida de amanhã. Ontem sentimos que estávamos em um bom lugar, eu sabia que havia um pouco de coisas por vir para nós, então estava definitivamente animado para chegar hoje, mas infelizmente, parece que demos um passo para trás. Não estou desapontado com a forma como pilotei, simplesmente não foi suficiente para tirar o máximo onde era necessário. O carro estava um pouco mais complicado em alguns lugares e eu estava lutando um pouco, mas não era uma questão de cometer grandes erros. Pessoalmente, tive dificuldade em colocar os pneus na primeira volta e depois, sempre que consegui aumentar o ritmo, não conseguimos encontrar tanto tempo como os outros. Já me classifiquei algumas vezes nesta posição aqui e com certeza isso não facilitará nossa vida. É frustrante, mas trabalharemos juntos com a equipe para entender melhor algumas coisas e tentaremos superar isso para a corrida”, completou o australiano.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP de Mônaco com o jornalista Rodrigo França.