F1: RB com sentimentos divididos após classificação em Jeddah

A equipe RB (Visa Cash App RB), apresentou um desempenho satisfatório na sessão de classificação para o GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, que levou Yuki Tsunoda ao P9 no grid de largada, enquanto Daniel Ricciardo ficou mais para trás, apenas em P14.

Guillaume Dezoteux, chefe de desempenho: “Tivemos uma noite de quinta-feira movimentada, analisando os dados de telemetria e testando alterações de configuração no simulador. Sabíamos que o pelotão intermediário seria muito apertado e o resultado na sessão de classificação poderia ser muito diferente entre conseguir ou não um bom equilíbrio do carro, e conseguir uma volta limpa. Ambos os carros iniciaram o TL3 com pneus médios com o objetivo de confirmar as mudanças de acerto feitas durante a noite, mas as condições da pista eram um pouco diferentes. Depois nos concentramos nos pneus macios no final da sessão para avaliar o comportamento dos nossos carros. A sessão de classificação correu muito bem para Yuki, que conseguiu chegar ao Q3 e garantir o P9 à frente de Lance Stroll. O carro esteve consistente durante toda a sessão e o nosso plano de focar em voltas únicas, conseguir boas janelas de tráfego e adaptar o equilíbrio à evolução da pista funcionou muito bem. Daniel passou para o Q2 com alguma margem, mas infelizmente não conseguiu avançar para o Q3. Parecia mais difícil para ele fazer a volta e algumas curvas como a curva 4, foram difíceis, o que é algo que precisamos entender melhor”, concluiu.

Tsunoda: “Conseguimos! Estou muito feliz hoje. A equipe fez um trabalho fantástico ao me dar um belo carro e eu gostei, então um grande obrigado a todos. Esperávamos que fosse difícil, mas me concentrei em extrair o máximo de desempenho possível do carro e estou satisfeito por ter conseguido juntar tudo. É o primeiro Q3 do ano e nos deu confiança extra para o futuro. Gostei muito de hoje, mas amanhã não será fácil, por isso agora vamos nos concentrar na corrida. Temos muitas pessoas experientes e estou confiante de que podemos maximizar o nosso pacote e marcar alguns pontos”, acrescentou.

Ricciardo: “Foi uma sessão de classificação muito frustrante. Comparado ao Bahrein, onde fiquei mais frustrado comigo mesmo porque sabia que havia mais tempo disponível, hoje foi um pouco mais misterioso. Eu sei onde estava a hora, mas não sei como conseguimos isso naquela sessão. Eu estava confiante e me sentia muito bem no carro, mas na segunda volta cometi um erro. Mesmo assim, ainda estávamos na luta. Uma vez no Q2, todos estavam melhorando seus tempos de volta, mas senti que não conseguiria aproveitar mais o que tinha e simplesmente estagnamos. Não foi uma questão de subviragem ou sobreviragem, mas sim de não ter aderência em comparação com os outros. Parabéns ao Yuki, ele fez um ótimo trabalho! Pensando em amanhã, tenho algumas áreas em mente para analisar, então vamos analisá-las, e com sorte, encontraremos mais desempenho para a corrida”, finalizou o australiano.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ o GP da Arábia Saudita com o jornalista Rodrigo França direto de Jeddah.