F1: Problema no câmbio tirou Piastri de posição mais alta

Oscar Piastri revelou que um pequeno problema no câmbio custou um tempo valioso em sua última volta na classificação Sprint do GP da China de Fórmula 1. Enquanto seu companheiro de equipe, Lando Norris, conquistou uma surpreendente pole position em condições de pista molhada, Piastri terminou em oitavo lugar, três segundos atrás do outro carro de sua equipe.

O australiano vinha na cola de Norris quando o tempo estava seco, a apenas dois décimos no Q1. Embora negue ter tido ritmo para superar Norris na briga pela pole, Piastri revelou que um pequeno problema em sua volta final o deixou na quarta fila do grid.

“Achei que estava indo bem, mas na última volta tive um pequeno problema. Quando mudei a marcha, entrou em neutro”, disse ele. “Não sei quanto tempo perdi, mas foi um tempo considerável. Não o suficiente para desafiar Lando pela pole, porque ele fez um ótimo trabalho, mas é frustrante. Acho que foi apenas um daqueles dias.”

O chefe da McLaren, Andrea Stella, confirmou a afirmação de Piastri de que ele poderia ter se classificado melhor para a Sprint de amanhã, não fosse o pequeno problema que o atrasou.

“Infelizmente Oscar teve um problema saindo do hairpin por causa do giro excessivo das rodas, o câmbio dele entrou em neutro e ele perdeu muito tempo. Caso contrário, poderíamos ter os dois pilotos bem no grid para a Sprint, mas no geral foi uma boa sessão para nós e estamos felizes”, afirmou Stella.

A McLaren esperava que a combinação de curvas de baixa velocidade e longas retas do Circuito Internacional de Xangai expusesse as fraquezas de seu carro. No entanto, a equipe de Woking mostrou um ritmo competitivo em todas as condições desde o início do fim de semana, deixando Piastri animado com as chances da McLaren.

“Eu acho que estamos um pouco melhores do que talvez esperávamos. É claro que é difícil saber, porque todos correram muito pouco. Mas acho que no geral tem sido mais positivo do que achávamos que seria, então estou animado para ver o que podemos fazer no resto do final de semana”, encerrou Piastri.