A Fórmula 1, a FIA e as dez equipes da categoria chegaram a um acordo sobre o tamanho dos pneus fornecidos pela Pirelli para a temporada de 2026. Eles permanecerão com as atuais rodas de 18 polegadas, mesmo com a introdução do novo regulamento de motores.
No final do ano passado, a FIA e a F1 buscaram soluções para tornar os carros significativamente mais leves em 2026. Uma das ideias sugeridas foi reduzir os pneus de 18 polegadas para 16 polegadas. No entanto, a proposta não agradou a todos, como o diretor técnico da Mercedes, James Allison.
“Reduzir peso não é fácil”, disse Allison à imprensa em 2023. “Criar regras técnicas para carros muito mais leves é extremamente difícil. Acredito que a melhor maneira seja baixar o limite de peso é deixar a solução para nós, equipes. Quando os carros excedem o limite, somos forçados a tomar decisões difíceis sobre o que incluir ou não. Nem todos concordam, mas acho que é a melhor forma de alcançar a redução de peso.”
Apesar das preocupações iniciais, a Pirelli parece ter ouvido os pedidos das equipes por maior participação no processo de tomada de decisão. De acordo com Mario Isola, diretor de automobilismo da Pirelli, a escolha do tamanho dos pneus para 2026 já foi feita.
“Concordamos com a FIA e as equipes em manter os pneus de 18 polegadas”, disse Isola. “Existem várias razões para isso, principalmente a capacidade de carga e o comportamento dos pneus atuais. Acreditamos que um pneu de 16 polegadas ficaria aquém em ambos os aspectos.”
Levando em consideração as melhorias de performance esperadas para 2026, Isola acredita que a combinação com pneus de 16 polegadas não traria bons resultados.
“Analisando o desempenho previsto para os carros de 2026, considerando o aumento do superaquecimento e a perda esperada de durabilidade, teríamos que aumentar a pressão dos pneus sem motivo. Por isso, após analisarmos os dados, conversamos com as equipes e a FIA, e decidimos manter os pneus de 18 polegadas. As equipes concordaram com a decisão”, encerrou Isola.