F1: Pirelli registra 2184 voltas no teste pós-temporada em Abu Dhabi

O circuito de Yas Marina em Abu Dhabi foi palco de um dia final de testes, marcando o encerramento da temporada de Fórmula 1. Com participação das 10 equipes, duas máquinas por equipe foram à pista para um programa dividido em duas partes: uma focada em oferecer experiência a jovens pilotos e outra em testes de pneus com os pilotos regulares.

Os testes de pneus tiveram um caráter especial, pois os compostos para o próximo ano serão idênticos aos desta temporada. Esta sessão representou uma oportunidade para as equipes otimizarem a integração entre carro e pneu. Graças aos sensores adicionais em comparação a um fim de semana de corrida normal, os dados coletados serão compartilhados com a Pirelli.

Onze pilotos jovens tiveram a chance de acelerar, sendo a Williams a única equipe a escalar dois deles. Franco Colapinto, de dupla nacionalidade italo-argentina e quarto colocado na Fórmula 3 este ano, conduziu na parte da manhã, passando o carro para o britânico Zak O’Sullivan. Muitos desses jovens já haviam participado do FP1 da última sexta-feira, como Robert Shwartzman pela Ferrari, Frederik Vesti pela Mercedes, o campeão da Fórmula 2 Theo Pourchaire pela Alfa Romeo, Felipe Drugovich pela Aston Martin, Jack Doohan pela Alpine, e Pato O’Ward pela McLaren, além de O’Sullivan.

Entre os pilotos regulares, estavam George Russell (Mercedes), Sergio Perez (Red Bull), Oscar Piastri (McLaren), Fernando Alonso e Lance Stroll (Aston Martin), Esteban Ocon (Alpine), Charles Leclerc e Carlos Sainz (Ferrari), Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo (AlphaTauri), Guanyu Zhou (Alfa Romeo), assim como Alex Albon e Logan Sargeant (Williams). A Haas optou por não escalar seus pilotos titulares de 2023, mas sim pelo piloto reserva Pietro Fittipaldi.

O tempo mais rápido foi estabelecido por Esteban Ocon, com 1’24’’393, enquanto Pato O’Ward foi o mais rápido entre os jovens pilotos, com um tempo de 1’24’’662. As temperaturas se mantiveram elevadas, variando entre 25 e 44 graus Celsius para o asfalto, e entre 24 e 34 graus para a temperatura ambiente.

Cada piloto regular dispôs de 10 jogos de pneus (um conjunto de C1 e C2, três conjuntos de C3 e C4, mais um conjunto de C5), enquanto os jovens pilotos contaram com oito jogos (dois conjuntos de C3, quatro de C4, e dois de C5).

No total, foram completadas 2184 voltas: 125 no C1 (6%), 138 no C2 (6%), 718 no C3 (33%), 942 no C4 (43%) e 261 no C5 (12%). Isso se compara às 2681 voltas do Grande Prêmio de Abu Dhabi do último fim de semana, equivalente a 14158 quilômetros.

A temporada de testes da Pirelli em pista ainda não terminou em Abu Dhabi: no próximo fim de semana haverá um teste em Magny-Cours, na França, com a Mercedes, focando no desenvolvimento de pneus para condições de chuva.