F1: Pilotos pedem comissários fixos para diminuir inconsistência nas penalidades

Já faz tempo que a falta de uniformidade nas penalidades distribuídas pela FIA vem sendo um tema recorrente na Fórmula 1. Uma das soluções sugeridas é a adoção de um time fixo de comissários para arbitrar todas as corridas. Os pilotos Sergio Perez (Red Bull Racing) e Valtteri Bottas (Sauber) manifestaram apoio a essa ideia durante o GP do Japão.

Atualmente, a FIA designa um novo grupo de comissários a cada corrida. O objetivo é evitar que preferências pessoais interfiram nas decisões. No entanto, esse sistema rotativo também gera inconsistência, como ficou evidente na punição aplicada a Fernando Alonso na Austrália.

Perez acredita que comissários fixos ajudariam a resolver o problema: “Acho que teríamos mais consistência, seja com comissários fixos ou com uma melhor comunicação interna na FIA. Precisamos trabalhar para ter regras claras em todas as etapas.” O piloto mexicano se mostrou despreocupado com a possibilidade de favoritismo: “O que importa é a continuidade. Atualmente, parece que não há conexão entre um final de semana e outro. É como se a cada corrida fosse um caso isolado, sem considerar o que aconteceu nas provas anteriores”, acrescentou.

Bottas concorda com a visão de Perez: “Acho que a FIA vem tentando melhorar a consistência, mas o grande problema é que não são sempre as mesmas pessoas julgando. Com comissários diferentes a cada corrida, é natural que haja variações de interpretação baseadas em experiência, histórico, e até mesmo se eles têm experiência como pilotos. Acredito que ter um time fixo tomando as decisões traria mais regularidade.” Além disso, Bottas defende que os comissários poderiam ser profissionais mais jovens e com passagens recentes pelas pistas.

A implementação de comissários fixos ainda enfrenta resistências, mas o tema certamente seguirá em discussão na busca por um sistema de punições mais justo e previsível na Fórmula 1.