F1: Pilotos criticam pneus macios usados na Austrália

Os pilotos da Ferrari e da Red Bull, expressaram preocupação com o pneu macio escolhido pela Pirelli para o GP da Austrália de Fórmula 1. Sergio Perez e Carlos Sainz consideram o composto macio demais para o circuito de Albert Park.

Max Verstappen, que conquistou a pole position, acredita que o tempo de pista tenha contribuído para a melhora no desempenho dos pneus macios. “A pista estava um pouco mais quente comparado ao TL3. Naturalmente, ela fica mais lenta no começo. Provavelmente, com todas as categorias anteriores competindo, leva algumas voltas para a borracha ser depositada novamente. Isso te dá um pouco mais de aderência, eu acho”, disse o holandês.

No entanto, Perez discorda. “O pneu macio é bem complicado. Acho que é muito mole para essa pista. Com o médio, você se sente mais confortável. Dá para atacar forte em quase toda a volta. Com o macio, parece sempre um modo de sobrevivência, e precisa de um gerenciamento maior dos pneus. Se você exige demais dele em uma curva, pode perder muito tempo na seguinte”, afirmou o mexicano.

Sainz concorda com o companheiro de equipe e acredita que o pneu médio teria sido a melhor escolha. “Se pudessem me dar quatro jogos de médios para a sessão de classificação, talvez eu tivesse aceitado. Mas com uma temperatura de pista mais alta na classificação, como Max disse, você consegue fazer um bom tempo em baixa velocidade com o macio, mas em alta, sobrevive sem muita confiança”, finalizou o espanhol.

A preocupação com a degradação dos pneus macios pode afetar a estratégia da Ferrari e da Red Bull na corrida. Resta saber se o composto médio terá durabilidade suficiente para brigar pela vitória.