F1: Piloto da Academia Ferrari vai participar do TL1 no México e em Abu Dhabi com a Haas

O piloto da Academia Ferrari, Ollie Bearman, está programado para participar de duas sessões de TL1 com a equipe Haas, durante os finais de semana dos GPs do México e Abu Dhabi, na atual temporada da Fórmula 1.

Conforme regulamentação introduzida no ano passado pela FIA, tais regras estipulam que todo piloto titular deve ceder uma sessão de TL1 para um novato que tenha participado de não mais que dois GPs na F1.

A Haas é uma das equipes que ainda não ofereceu uma oportunidade a um novato para participar da primeira sessão de treinos livres em um final de semana de GP em 2023.

No entanto, Bearman terá sua primeira oportunidade de pilotar um carro de Fórmula 1 quando assumir o volante do Haas VF-23 ainda este ano. Não foi divulgado quando cada um dos pilotos titulares da equipe, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, abrirá mão de sua vaga.

Bearman atualmente corre na Fórmula 2 e conquistou quatro vitórias em sua temporada de estreia, ocupando a sétima posição na classificação geral com uma etapa restante.

O britânico já havia vencido o Campeonato Italiano de F4 e o Campeonato ADAC F4 em 2021, pavimentando o caminho para que a Ferrari o recrutasse para suas fileiras da academia em novembro daquele ano.

Bearman seguirá os passos de Charles Leclerc, Mick Schumacher, Robert Shwartzman e Antonio Giovinazzi, como um afiliado da Ferrari que participará de um final de semana de F1 pela Haas.

“Estamos muito felizes em oferecer a Oliver Bearman essas oportunidades no México e em Abu Dhabi”, disse Guenther Steiner, chefe da equipe Haas. “Ele teve uma temporada de estreia brilhante na Fórmula 2, com quatro vitórias, e como parte da Academia de Pilotos da Ferrari, sabemos que sua preparação será de alto nível. Estamos ansiosos para receber Oliver na equipe e tê-lo ao volante do VF-23.”

Bearman acrescentou: “Estou muito feliz por estar me juntando à MoneyGram Haas F1 Team, para pilotar no TL1 no México e em Abu Dhabi. Chegar à Fórmula 1 tem sido meu sonho desde que estava no Kart, então pilotar um carro pela primeira vez este ano é realmente especial. Agradeço à equipe, e é claro, à Ferrari, por me dar esta chance. Estou trabalhando duro para garantir que esteja pronto para apoiar a equipe da melhor maneira possível em ambas as ocasiões”, finalizou o jovem piloto.