Oscar Piastri protagonizou uma grata surpresa para a McLaren na sessão de classificação do GP de Mônaco de Fórmula 1. Apesar da incerteza do time sobre o desempenho do carro, o australiano garantiu o segundo lugar no grid de largada na corrida de domingo.
Durante os treinos livres de sexta-feira, a equipe não tinha clareza sobre seu potencial. “Poderíamos ser primeiros, mas também poderíamos estar em décimo”, disse Piastri na ocasião. No entanto, a classificação mostrou a imprevisibilidade de Mônaco, com Piastri a apenas 1 décimo e meio do pole position Charles Leclerc.
“Chegamos a este fim de semana confiantes na briga pela pole e pela vitória”, disse Piastri, comparando o desempenho da McLaren com o GP anterior. “Mas entrando na sessão de classificação, talvez não estivéssemos tão convictos. Porém, o carro respondeu bem. Nos custou um pouco para encontrar o ritmo ao longo do fim de semana, mas evoluímos bastante para o Q3.”
Apesar do resultado positivo, Piastri acredita que poderia ter conquistado a pole. “Existem algumas curvas que gostaria de fazer novamente na última volta, mas é inevitável cometer erros quando se está buscando o limite”, disse ele.
Com a ultrapassagem praticamente inviável em Mônaco, a grande chance de brigar pela vitória pode estar na largada. “A corrida para a curva 1 é sempre a melhor oportunidade em qualquer pista. Aqui, é um trecho curto, mas a estratégia pode ser decisiva. A não ser que haja uma diferença enorme de ritmo, o que provavelmente não vai acontecer, as ultrapassagens são impossíveis. Então, a vitória deve ser definida nos boxes”, finalizou o jovem piloto australiano.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP de Mônaco com o jornalista Rodrigo França.