F1: Piastri cobra McLaren sobre desempenhos inconstantes

Oscar Piastri cobrou a McLaren para solucionar a inconstância do MCL38 na temporada 2024 da Fórmula 1. Apesar de dois pódios de Lando Norris e o terceiro lugar no mundial de construtores, a equipe de Woking vem alternando boas e más performances.

A equipe superou as expectativas na China, conquistando o segundo lugar com Norris, mas teve desempenho bem abaixo do esperado na corrida anterior em Suzuka. O próprio Piastri tem como melhor resultado um quarto lugar nas primeiras cinco corridas.

Para o australiano, é fundamental que a McLaren entenda os motivos das variações de rendimento para brigar com a Ferrari pela vice-liderança do campeonato.

“Precisamos entender porque somos rápidos em alguns dias e lentos em outros”, disse Piastri ao Autosport. “Acho que temos algumas boas ideias, mas precisamos confirmar se nossas hipóteses estão corretas.”

“Achávamos que teríamos muita dificuldade na China, por isso, foi animador ver Lando em segundo em uma pista que acreditávamos ser desfavorável. É empolgante para o futuro, e com novas peças chegando ao carro, são sinais encorajadores”, disse ele.

“Claramente, nos destacamos em alguns dias e sofremos mais em outros, e isso não parece estar relacionado com o traçado da pista no momento. No Japão, por exemplo, onde esperávamos ir bem, foi nossa corrida mais fraca do ano, assim como no Bahrein. Já na China, onde prevíamos dificuldades, tivemos nosso melhor resultado. É preciso investigar mais a fundo”, acrescentou.

Piastri admite a frustração com a irregularidade, mas ressalta o lado positivo do resultado inesperado na China. “É um pouco irritante esse sobe e desce. Mas estar bem quando se espera estar mal é animador. Só precisamos entender completamente o porquê. Se conseguirmos fazer isso, teremos uma base para focar e evoluir”, encerrou o piloto australiano.